No ano passado, 21,87% dos recursos oriundos de tributos recolhidos pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) foram aplicados na saúde pública. Dados do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS), gerido pelo Ministério da Saúde, apontam que o Executivo belo-horizontino investiu R$ 519,05 para cada um dos habitantes da capital.
Leia Mais
Desconto no IPTU em caso de pandemia ou calamidade pública tem aval de comissãoApós mudança de critério, UTIs para COVID-19 em BH saem do vermelho depois de 64 diasBH ultrapassa 27 mil casos de COVID-19; taxa de ocupação de leitos cai BH tem salto de 50 mortes por COVID-19 nas últimas 24 horasPlataforma visa organizar trabalho de taxistas no Aeroporto InternacionalColeta de lixo será mantida no feriado deste sábado em BHCOVID-19: cresce busca por cirurgias estéticas durante a pandemiaEm comparação ao valor médio das outras cidades com mais de 1 milhão de habitantes, a capital mineira gasta cerca de 20% a mais com saúde. Minas Gerais, por sua vez, aplicou R$ 319 por cada habitante do estado. O valor é 12% inferior à média das 27 unidades federativas.
Para o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, os valores empenhados têm reflexo, sobretudo, na postura da cidade ante a pandemia do novo coronavírus.
“Agora, com a pandemia, vemos o resultado desses investimentos. Com a rede de saúde estruturada, uma atenção primária forte, equipe qualificada e capacitada, iniciamos a preparação para enfrentamento à COVID-19 em fevereiro. As ações executadas por BHte garantiram atendimentos a todos os pacientes que procuraram e precisaram de assistência na rede municipal. E isso só foi possível devido ao investimento que, desde 2017, a Prefeitura tem feito na saúde”, diz, mencionando, também, os recursos extras aplicados por conta da infecção .
Segundo o governo de Alexandre Kalil (PSD), os gastos com saúde foram destinados, sobretudo, à expansão dos atendimentos nos postos de saúde, por meio da ampliação dos quadros de pessoal. Há, de acordo com a saúde municipal, 40 novos postos em construção.
Em 2017, o Hospital do Barreiro, cujo nome oficial homenageia o ex-prefeito Célio de Castro, passou a funcionar integralmente.