Roças Novas, por exemplo, tem seis casos confirmados de COVID-19. Penedia é o segundo distrito com maior incidência, com três casos positivos. Outros locais como Antônio dos Santos tem dois, e Morro Vermelho e Posses, ambos com um caso confirmado para o novo coronavírus.
“É perceptível que nos locais com mais trânsito de pessoas e maior rede de comércio começamos a ver os casos aparecerem. Em Roças Novas, por exemplo, temos um grande fluxo de trabalhadores da obra de duplicação da BR-381, por exemplo. Outro fator é que muitas pessoas trabalham em Belo Horizonte, então estão constantemente em trânsito”, pontua o secretário de Saúde de Caeté, Alisson Vitor Marques.
Ele afirma ainda que dos quatro óbitos ocorridos na cidade, apenas uma pessoa havia contraído a doença em Caeté. “Três desses óbitos foram de pessoas que estavam internadas em hospitais de BH por outros motivos e acabaram pegando o COVID-19 e morreram."
Muitos distritos são de área rural e, segundo o secretário, essas cidades têm recebido visitas de agentes de saúde para reforçar as campanhas de prevenção do novo coronavírus. Na última segunda-feira (10) estiveram em Antônio dos Santos, atualmente com dois casos confirmados.
Presidente da Câmara Municipal de Caeté, João Carlos Costa diz que apesar de a cidade estar seguindo o decreto municipal no qual apenas os serviços essenciais podem abrir, há pequenos comércios que driblam a fiscalização. “Não vou mentir, tem muitas lojinhas que ficam com meia porta aberta. Entendo que a questão econômica é complicada, mas quem precisa ter consciência é a população”, pontua o presidente da Câmara.
Doze vereadores, dos 13 em mandato, destinaram suas emendas impositivas da saúde para o único hospital da cidade, a Santa Casa, para a compra de respiradores, testes, além de equipamentos de segurança. O repasse é de R$ 499.868,62.
Segundo o administrador da Santa Casa, Carlos Alberto de Oliveira Júnior, a verba ainda não chegou por questões burocráticas e a expectativa é de que até setembro este valor já esteja liberado. O hospital tem 13 leitos clínicos disponíveis para a COVID-19 e não conta com CTI.
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás