Uma chuva de granizo impressionou produtores rurais e moradores de algumas cidades do Sul de Minas, na manhã desta terça-feira (18). Era por volta das 6h quando começou uma pancada de chuva, que veio acompanhada de ventos fortes e pedras de gelo.
O fenômeno foi registrado nos municípios de Caldas, Ibitiúra de Minas, Santa Rita de Caldas, na região de Andradas. Os moradores registraram em vídeos e fotos como ficaram estradas e plantações após o fim da tempestade. Tudo estava coberto. “Parece que caiu neve” comentou um morador ao registrar as imagens.
Leia Mais
COVID-19: Pouso Alegre lidera o número de infectados no Sul de MinasPreso casal que tentava levar droga de São Paulo para o Sul de MinasInfectologista pede suspensão de despejo de acampamento no Sul de MinasOnda de frio intenso será sentida em Minas a partir desta quintaMotorista que arrastou vítima por 4 km em Brasília é identificadoMassa de ar polar pode provocar neve no Sul do Brasil e derrubar temperaturas em BH nos próximos diasA reportagem entrou em contato com os escritórios da Emater nessas cidades. De acordo com os agrônomos que atendem os produtores rurais, os estragos foram maiores em Ibitiúra de Minas, onde a chuva de granizo foi mais intensa.
Plantações de café, algumas ainda na fase de colheita e outras já brotando para a próxima florada tiveram mais perdas.
Também houve danos em lavouras de tomate, abobrinha e banana. O tamanho das áreas atingidas e quantos produtores tiveram perdas estão em levantamento.
Instabilidade na região
A pancada de chuva com granizo foi provocada pela formação de uma área de instabilidade sobre o Sul de Minas desde ontem (17). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, uma frente ria está estacionada sobre o litoral paulista, provocando essa instabilidade no extremo Sul de Minas.
Segundo a meteorologista do INMET, Anete Fernandes, o fenômeno a tempestade de granizo acontece após um longo período sem chuva e de tempo seco. "São formadas nuvens altas, de desenvolvimento vertical, as chamadas cumunimbus, que vêm carregadas com raios, ventos e gelo", explica Anete.
Ainda conforme a metereologista, a frente fria que está sobre o litoral paulista irá recuar até o Sul do Brasil e retornará para o Sudeste do país na próxima sexta-feira, trazendo mais chuvas e derrubando as temperaturas.