O comércio não-essencial está autorizado a funcionar em Nova Lima, na Grande BH, a partir desta terça-feira (18). Em decreto publicado na noite dessa segunda (17), a Prefeitura permite o funcionamento de estabelecimentos até o próximo dia 29, com exceção de bares, academias, clubes e feiras, que seguem fechados.
Leia Mais
Bruno Cândido, maquiador que estava desaparecido, é encontrado vivoVídeo mostra momento em que a mãe deixa corpo da filha recém-nascida em banheiro de hipermercadoOitavo técnico de enfermagem morre por COVID-19 em BHNova Lima, na Grande BH, confirma 19ª morte por COVID-19Governo aponta início de tendência de queda da COVID-19 em MinasCOVID-19: Alfenas soma 24 mortes, sendo 17 delas registradas no asilo da cidadeAbastecimento de água é interrompido em 16 bairros de BH e de Neves nesta terçaCoronavírus: sem pico, Minas chega a 4.306 mortes e 177 mil casosAssim como nos demais municípios que já flexibilizaram a abertura do comércio, os estabelecimentos deverão seguir restrições e medidas de segurança. O decreto destaca a limitação de entrada de clientes por recinto, intensificação das ações de limpeza e desinfecção, disponibilização de produtos de higiene como álcool e sabonete e divulgação de medidas de prevenção da COVID-19.
O decreto também prevê regras para o transporte público municipal, proibindo a viagem de passageiros em pé e tornando o uso da máscara nos coletivos obrigatória, sob risco de multa. Estabelece também regulamentações específicas para o funcionamento de restaurantes, salões de beleza e barbearias e centros de saúde.
Por fim, o Executivo de Nova Lima salienta que "as ações de combate à pandemia continuam em vigor" e que "não é hora para relaxar". De acordo com o boletim epidemiológico mais recente divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, Nova Lima tem 1982 casos e 14 mortes por COVID-19.
*Estagiário sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira