De acordo com dados epidemiológicos da Secretaria de Estado de Saúde, até o momento foram 220 casos confirmados e cinco mortes. Há uma semana, eram 174 casos e três óbitos.
Para a secretária municipal de Saúde, Amélia Augusta da Silva, a suspeita é de que os casos de tenham aumentado devido às comemorações do Dia dos Pais “quando o distanciamento social foi quebrado por grande parte da população”, completa a secretária.
Moradora do Bairro Cidade Nova I, a dona de casa Sandra do Carmo Cardoso está apreensiva com o número de doentes na cidade. “Aqui, os números estão crescendo. As pessoas vão e voltam de outras cidades, o comércio aberto, a gente nunca sabe de onde vêm”, disse.
A secretária de Saúde informou que várias frentes de trabalho foram abertas no município para conter a doença. “Estamos desenvolvendo várias atividades preventivas, como desinfecção das praças e vias públicas, além da criação do Centro de Atendimento à COVID-19”, explica.
O comerciante Carlos Antônio, de 53 anos, acredita que a circulação das pessoas para outros municípios, mas principalmente para a capital, pode favorecer a elevação do número de casos na cidade. “Com a abertura do comércio em Belo Horizonte, o vai e vem de pessoas está grande. Acaba que a circulação do vírus fica ainda maior”, afirmou.
O comércio em Juatuba está funcionando de forma monitorada e a prefeitura informou que a fiscalização nos estabelecimentos comerciais foi reforçada. O município ainda estuda se vai aderir ao programa estadual Minas Consciente.