Uma rede de canais e muros de contenção vai reforçando a fluidez de cursos d'água e áreas alagadiças de comunidades e ajuda a impedir que um possível rompimento atinja parte de Barão de Cocais. A comunidade é um dos centros urbanos mais povoados sob a ameaça de uma barragem, no caso a Sul Superior, da Mina de Gongo Soco, da mineradora Vale, que desde 2019 é monitorada por se encontrar em nível 3 de estabilidade, ou seja, risco iminente de colapso.
Leia Mais
Povoado foi abandonado entre barragem crítica e contenção de rejeitos em Barão de CocaisVale eleva nível de barragem em Barão de Cocais por erosão em reservatórioVale diminui nível de emergência de barragem em Barão de Cocais (MG)BH: Kalil anuncia reabertura dos restaurantes na capitalA quantidade de rejeitos da barragem Sul Superior é a mesma que vazou de Brumadinho. As obras de dragagem e as contenções devem ser finalizadas em dezembro. No caso da dragagem, o objetivo principal é impedir as enchentes históricas que assolam a cidade, como forma de compensação.
De acordo com a Vale, "após três meses de obra, já é possível ver a encosta dos rios e dos córregos mais limpas. Até o momento, a dragagem já foi executada em quase 6km de todo o trecho, o que corresponde a quase 60% desta etapa".

Ao todo, segundo a mineradora, serão investidos cerca de R$ 7,5 milhões para execução de obras de desassoreamento, construção de estruturas de contenção de talude do tipo gabião e concreto armado e a revisão, recomposição da mata ciliar ao longo destes cursos d’água e atualização dos projetos de esgotamento sanitário.
"As intervenções, são essenciais para reduzir os riscos de enchentes e de carreamento ao longo dos cursos d'água, garantido segurança à população, bem como condições de preservação ao meio ambiente", considera a empresa.
Com a conclusão das obras será realizada a limpeza de todo o trecho do rio em área urbana do município (6 km) e na extensão completa dos córregos São Miguel (3 km) e Corta Goela (1 km). As operações incluem a limpeza dos sedimentos acumulados, desassoreamento, alargamento, desobstrução e remoção de materiais.