O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) anunciou, nesta quinta-feira, que as principais praças da cidade, cercadas com gradis em virtude da pandemia do novo coronavírus, serão reabertas. O processo de retirada das cercas começará imediatamente. O chefe do Executivo municipal disse, ainda, que os parques públicos da cidade voltarão a funcionar de modo gradual.
Equipamentos como a Praça da Liberdade, a Praça da Assembleia, ambas na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, estão fechadas para o público desde abril. A retomada da circulação de pessoas nos espaços faz parte do processo de flexibilização das medidas restritivas tomadas por conta da COVID-19.
A orla da Lagoa da Pampulha também será reaberta. Outras áreas, como o Parque Municipal, serão reabertos nos próximos dias. Segundo Kali, a retomada não será imediata, uma vez que os locais precisam de logística que envolve a convocação de funcionários, como porteiros e ajudantes.
O processo vai levar em conta o tamanho dos parques e a complexidade da operação de cada um deles.
"Já autorizei a retirada das grades das praças públicas. Os parques, por motivos de organização, que é diferente das praças públicas, abrirão gradativamente, pois precisam de protocolo, agendamento e porteiros", explicou Kalil.
Segundo ele, a secretaria municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão está construíndo as diretrizes para a volta dos belo-horizontinos aos parques.
Kalil anunciou, também, que o comércio abrirá as portas de segunda a sexta-feira.
Secretário pede prevenção
O secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, pediu atenção no retorno da população às praças públicas. Caminhadas e corridas em grupo, por exemplo, devem ser evitadas. Ele ressaltou a importância das medidas de prevenção durante as práticas esportivas.
"É muito importante que, ao ir a uma praça da cidade, as pessoas sejam responsáveis. Sei que é muito difícil correr de máscara, mas é possível correr utilizando um protetor facial de acrílico, que prende na testa e cobre nariz e boca. É extremamente importante que as pessoas se conscientizem da necessidade fazer isso. Pode ir a uma praça? Pode, mas tomando todos os cuidados para evitar que tenhamos que fechar a cidade de novo", salientou.