Seguindo anúncio do prefeito Alexandre Kalil (PSD) nesta quinta-feira (20), os parques de Belo Horizonte voltarão a funcionar de forma gradual. Eles ficaram fechados desde o primeiro decreto divulgado pelo chefe do Executivo municipal, em março, para conter o avanço do coronavírus.
A PBH determinou que os parques reabrirão as portas a partir de 29 de agosto, de quinta-feira a domingo, das 8h às 17h. A entrada será mediante agendamento on-line, com distribuição de senhas limitadas, para evitar a aglomeração de pessoas.
"Os parques, por motivos de organização, que é diferente das praças públicas, abrirão gradativamente, pois precisam de protocolo, agendamento e porteiros", afirma o prefeito.
O portal da PBH divulgou protocolo com capacidades, dias e horários de funcionamento, além de regras de visitação.
De acordo com o programa de reabertura feito pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus na capital, os parques seriam contemplados apenas na segunda fase de flexibilização das atividades. Mas a diminuição na taxa de ocupação de leitos de UTI (59,9%) e enfermaria (49,2%) na capital possibilitou maior abertura no funcionamento do comércio e da circulação na capital mineira.
Para o prefeito, essa expansão depende do comportamento da população. "A situação é muito grave, continua muito grave. As mortes nos aproximam cada vez dos amigos e conhecidos, casos, gente próxima. Quero dizer para a população de Belo Horizonte que a situação não está para brincandeira".
Nesta quinta-feira, Kalil também anunciou a reabertura dos restaurantes, que poderão funcionar de segunda a sexta-feira, das 11h às 15h.
Confira os parques que vão reabrir
- Parque Municipal das Mangabeiras: Portaria sul: Avenida José de Patrocínio Pontes, 580 - Mangabeiras
- Mirante da Cidade: Rua Pedro José Pardo, 1000 - Mangabeiras
- Parque Municipal Américo Renné Giannetti: Avenida Afonso Pena, 1377 - Centro
- Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rego (Parque Ecológico da Pampulha): Portaria Toca da Raposa: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 7111 - Lagoa da Pampulha / Marco Zero: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 6061 - Lagoa da Pampulha
- Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado: Portaria 1 Rua Desembargador Lincoln Prates, 240 - Itapoã / Portaria 2 Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904 - Itapoã
- Parque Jacques Cousteau: Rua Augusto José dos Santos, 366 - Estrela do Oriente
- Parque Real: Rua Três Mil e Setenta e Quatro, 201 - Paulo VI