Jornal Estado de Minas

FLEXIBILIZAÇÃO

Reabertura: Praça do Papa, em BH, tem noite movimentada com a flexibilização

O plenário de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) julgará no próximo dia 25 a ação em que os partidos oposicionistas PSDB e DEM pedem que o tribunal mande a Câmara dos Deputados instalar a comissão parlamentar de inquérito (CPI) destinada a investigar as causas e responsabilidades pela crise no controle do tráfego aéreo no País.



A data do julgamento da ação pelo plenário foi confirmada pela assessoria de imprensa do STF. A chamada CPI do Apagão Aéreo, cuja criação chegou a ser anunciada, na Câmara, não foi instalada: a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa a arquivou mediante aprovação de um recurso apresentado pelo PT.

 
Bicicletas, casais em busca de ar fresco e famílias ansiosas por um passeio com os filhos. A noite desta quinta-feira (20) é de movimento na Praça do Papa, no Bairro Mangabeiras, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. 

O movimento é resultado da reabertura das praças da cidade. Desde abril, esses equipamentos públicos estavam cercados de gradis para evitar a aglomeração de pessoas, em decorrência da pandemia da COVID-19. A flexibilização foi anunciada pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD), em coletiva na tarde desta quinta. 

Ainda que a liberação já esteja em vigor, na Praça da Liberdade, no Funcionários, o movimento era pequeno neste primeiro dia de reabertura. Vale ressaltar, também, que em nenhum dos pontos turísticos visitados pelo Estado de Minas havia registro de atividade comercial.
 
 

A orla da Lagoa da Pampulha também será reaberta. Outras áreas, como o Parque Municipal, voltarão à ativa nos próximos dias.

Segundo Kalil, a retomada não será imediata, uma vez que os locais precisam de logística que envolve a convocação de funcionários, como porteiros e ajudantes. 

O processo vai levar em conta o tamanho dos parques e a complexidade da operação de cada um deles.