A reclassificação das atividades esportivas em academias e clubes foi um alento para profissionais e usuários do setor em Minas. Porém, o governo do estado alerta para a necessidade de que rígidas posturas sejam adotadas, sob o risco de fechar novamente os estabelecimentos em função de risco de aumento de contágio pela COVID-19.
“Estamos conseguindo conter a pandemia, ela não está se alastrando aqui como em outros estados. É importante ressaltar que, como tivemos mudanças como a das academias, nós somos os agentes dessas mudanças. Temos de trazer a consciência de viver em uma nova sociedade, com o coronavirus", afirmou o chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Saúde, João Pinho.
"Quando colocamos a possibilidade de uma academia funcionar, mesmo com protocolo mais restrito, estamos dizendo que podemos dar um um pequeno passo, mas se não tivermos a conscientização por parte das pessoas teremos de retroceder. Pior que não avançar é ter de fechar novamente atividades econômica. Então, quem for sair que tome cuidados, use máscara, higienize as mãos, mantenha o distanciamento”, completou.
"Quando colocamos a possibilidade de uma academia funcionar, mesmo com protocolo mais restrito, estamos dizendo que podemos dar um um pequeno passo, mas se não tivermos a conscientização por parte das pessoas teremos de retroceder. Pior que não avançar é ter de fechar novamente atividades econômica. Então, quem for sair que tome cuidados, use máscara, higienize as mãos, mantenha o distanciamento”, completou.
do programa Minas Consciente, na qual estão liberadas atividades não essenciais com alto risco de contágio.
Porém, desde terça-feira, o Comitê Executivo de enfretamento da doença mudou para a Onda Amarela, mas com maiores restrições, como distanciamento mínimo entre os frequentadores, agendamento para garantir que não haja lotação superior à considerada segura e higienização dos equipamentos.
A previsão inicial era de que estabelecimentos como academias e clubes só fossem liberadas na Onda Verde Porém, desde terça-feira, o Comitê Executivo de enfretamento da doença mudou para a Onda Amarela, mas com maiores restrições, como distanciamento mínimo entre os frequentadores, agendamento para garantir que não haja lotação superior à considerada segura e higienização dos equipamentos.
Governador Valadares
Uma das macrorregiões que poderá reabrir as academias a partir deste sábado (22) é a Leste. Na principal cidade da área, Governador Valadares, a reabertura é aguardada com ansiedade, ainda que tenham fechado as portas completamente por não mais de 30 dias, ainda entre março e abril.
Sem funcionar desde 1º de agosto, quando o município aderiu ao Minas Consciente, a expectativa dos empresários do setor é atender aos consumidores. Até porque as exigências do Minas Consciente são bem parecidas com o que preconizava um decreto municipal.
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás