O Abrigo Frei Anselmo, em Unaí, a 590 km de Belo Horizonte, confirmou, nesta sexta-feira (21), que mais três internos morreram vítimas do novo coronavírus (Sars-Cov-2), na semana passada. Desde o primeiro caso da doença na entidade, foram registrados 104 casos e 18 mortes.
De acordo com o comunicado oficial divulgado pelo asilo, Francisco da Silva, de 59 anos, Maria Izaura Alves e Alvelino Antônio de Oliveira, ambos de 90 anos, morreram após contraírem a doença. O primeiro, entretanto, também apresentava diagnóstico para Alzheimer e doença senil.
Ainda segundo o abrigo, até o momento, 78 idosos e 26 funcionários foram contaminados pela COVID-19, mas, destes, 44 moradores e 20 colaboradores já estão curados. Três idosos ainda permanecem internados no Hospital Municipal de Unaí (HMU).
Surto no asilo
De acordo com a primeira nota divulgada pela unidade de acolhimento, o primeiro infectado seria um cuidador que foi acompanhante de uma idosa internada no Hospital Municipal de Unaí. No mesmo quarto, havia uma senhora que testou positivo para a doença dias depois.
A idosa ficou internada no hospital por mais de 10 dias, acompanhada pela assistente. Após ter um contato próximo com a outra mulher infectada, a cuidadora apresentou sintomas gripais e logo foi afastada pela equipe do asilo. Em 29 de junho, ela testou positivo para a doença.
Após essa colaboradora ter se infectado, outros funcionários e idosos tiveram a doença – resultando em um surto de COVID-19 no asilo. Na ocasião, a unidade tinha 100 moradores e 52 funcionários.
Nos dias 16, 17 e 20 de julho, a diretoria da instituição de acolhimento realizou uma testagem nos internos e funcionários ligados ao asilo. O resultado dos exames, que saíram em 25 do mesmo mês, apontou para 82 casos positivos – sendo 65 idosos e 17 funcionários.
De acordo com a diretoria do Abrigo Frei Anselmo, foi criado uma ala de isolamento dentro da instituição para prestar cuidados aos idosos com diagnóstico positivo. Ainda segundo a direção, aqueles que necessitam de internação são encaminhados ao Hospital Municipal.
COVID-19 em Unaí
Unaí registrou, até à tarde dessa quinta-feira (20), 1.710 casos confirmados da doença, sendo que 35 terminaram em morte. Já se recuperaram 1.420 pessoas.
Segundo o boletim epidemiológico da prefeitura, 7.693 pessoas já notificaram a Secretaria Municipal de Saúde sobre a possibilidade de terem contraído a COVID-19.
*Estagiário sob supervisão de Álvaro Duarte