A Secretaria de Saúde de varginha divulgou nesta sexta-feira (21) o Disque Denúncia Covid-19 para descumprimentos de normas e regras de prevenção da doença. “Através de telefone ou de mensagem, o qual acionará o setor ou instituição pertinente à resolução da situação de risco apresentada. Nós precisamos frear a transmissão do novo coronavírus. É a única maneira de reduzir internações e óbitos”, afirma Luiz Carlos Coelho, médico infectologista e secretário municipal de Saúde.
A prefeitura também anunciou 20 novos casos de COVID-19 nesta sexta-feira (21). De acordo com o boletim municipal, 15 mulheres e cinco homens foram infectados. A cidade tem pouco mais de 135 mil habitantes e segue com 574 casos confirmados e 21 mortes. Outras 94 pessoas aguardam o resultado de exames.
Leia Mais
Foco de surto da COVID-19, asilo de Unaí tem 104 casos confirmados e 18 mortesDivinópolis: academias se adequam para cumprir protocolo e manter clientesReabertura de academias no Triângulo Mineiro garante sobrevida a empresasCombinação entre cerveja e ciência é tema de festival no Sul de MinasMinas Gerais está perto de 200 mil infectados pelo novo coronavírusVarginha conta com três unidades de saúde para atendimento às pessoas com suspeita de COVID-19. “Além da Unidade de Pronto Atendimento-UPA, as policlínicas do Bom Pastor e do Canaã também estão atendendo pacientes suspeitos”, completa.
Mesmo com aumento do número de casos, novo decreto ampliou o horário de funcionamento do comércio desde a última segunda-feira (17). O comércio, que antes funcionava apenas seis horas durante a semana, segue aberto das 9h até as 18h, inclusive aos sábados. Domingos e feriados, as lojas não abrem. O shopping de Varginha funciona de segunda a sábado, de 10h às 20h, e aos domingos, das 11h às 20h, sendo permitida a entrada apenas até às 19h.
Com isso, o secretário de Saúde enfatiza as medidas de prevenção que devem ser tomadas nesse período de pandemia. “A pandemia de COVID-19 é um imenso desafio para todos nós. Por isso é importante cumprir todas as medidas de prevenção. Como a higienização das mãos, uso constante e adequado de máscaras e manter o distanciamento social. E um alerta para chegada do fim de semana: sair de casa, só se for extremamente necessário”, finaliza.