Quem não deseja saber se tem algum risco de estar com COVID-19? Pensando nisso e para evitar aglomerações nas unidades de saúde, a Prefeitura de Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, criou uma central de atendimento remoto e um aplicativo para acompanhar os sintomas dos usuários.
Primeiro, a pessoa precisa acessar a página https://www.triagemcear.com.br, onde irá preencher um formulário, contendo informações de peso, altura, convivência familiar, classificação de estado de saúde, se teve contato com outras pessoas com COVID-19, se toma medicamentos e se tem alguma doença crônica, por exemplo.
Leia Mais
Nova Lima, na Grande BH, confirma 19ª morte por COVID-19Coronavírus: PBH encontra irregularidades em 85 estabelecimentos comerciais COVID-19: Prefeitura mineira gera polêmica ao proibir compras em famíliaBairro de Lagoa Santa concentra 41 casos de COVID-19 na cidadeCOVID-19: após novos testes positivos, asilo em Betim renova material de uso pessoal dos idososÉ golpe: defenda-se de falsos leilões que usam endereço de pátio do Detran em BHAs informações transmitidas através do celular são encaminhadas à equipe da central de atendimento remoto que, quando necessário, entrará em contato dando continuidade ao atendimento já iniciado. O aplicativo está disponível para Android e IOS.
“Isso é importante para que a central de acompanhamento possa indicar ao paciente se deve procurar o hospital ou outra unidade de saúde, ou se deve permanecer em casa, sob observação”, ressalta Breno Costa, coordenador do Núcleo Municipal de Regulação de Saúde.
Na central de atendimento remoto e de telemonitoramento o usuário também recebe orientações médicas e apoio psicossocial. A central funciona todos os dias, das 7h às 19h, pelo telefone (31) 3688-1485.
Nas primeiras duas semanas após o lançamento da central e do aplicativo 73 pessoas já passaram pela triagem a distância do sistema, 69 baixaram o aplicativo e 27 fazem uso regularmente da plataforma.
O desafio atual da Secretaria Municipal de Saúde é levar a tecnologia a um maior número de pessoas. A cidade tem pouco mais de 64 mil habitantes e a pretensão do município é que a plataforma atinja a 50 mil pessoas.
COVID-19 em Lagoa Santa
De acordo com o último boletim epidemiológico municipal, divulgado nesta segunda-feira (24), Lagoa Santa tem 443 casos confirmados de COVID-19, sendo seis nas últimas 24 horas, e cinco óbitos. Pouco mais de 2 mil casos suspeitos foram testados, 64 pessoas com síndrome gripal se encontram em isolamento social e 30 casos confirmados estão em monitoramento.