Jornal Estado de Minas

PANDEMIA

COVID-19: Unifal suspende aulas presenciais até 31 de dezembro

A Universidade Federal de Alfenas (Unifal), no Sul de Minas, suspendeu as aulas presenciais dos cursos de graduação e pós-graduação até 31 de dezembro. O comunicado foi divulgado por meio de nota do Conselho Universitário na manhã desta quarta-feira (26). “A decisão considera a recomendação do Comitê de Acompanhamento e Prevenção da infecção pelo novo coronavírus”, trecho da nota.





 

De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, as aulas estão suspensas desde 17 de março, quando começou a pandemia de COVID-19.  

 

As aulas estão suspensas desde o começo da pandemia de COVID-19 (foto: UNIFAL)
“Cabe destacar que a Unifal-MG segue com a atividades essências administrativas, de pesquisa, de ensino e de extensão de forma presencial e com atividades exercidas por trabalho remoto nos demais casos. Salienta-se que as aulas de graduação e de pós-graduação já foram, em grande parte retomadas remotamente, graças ao empenho da administração, dos colegiados e dos servidores”, diz trecho da nota.

 

A reportagem do Estado de Minas questionou a assessoria de imprensa sobre esse trecho da nota que deixou dúvidas quanto às atividades remotas. “Queremos ressaltar que as atividades essenciais realizadas presencialmente são: portaria/segurança, algumas ações relacionadas à manutenção dos laboratórios, entre outros. Mas o ensino dos alunos permanece remoto”, explica.

 

Segundo a assessoria de imprensa, a instituição está fornecendo atividades especiais para os alunos que estão na fase de aulas práticas. “No caso do curso de medicina, os alunos do sexto ano retornaram para as atividades práticas do internato no dia primeiro de junho. Fizemos uma reestruturação e colocamos os alunos para cumprir essa parte prática dentro do contexto da pandemia. Os alunos que já completaram 75% da carga horaria do internato já podem colar grau, conforme normativa permitida”, completa a universidade.





 

Como também é o caso da Lithany do Monte Carmello, de 25 anos. A jovem está no quinto ano do curso de medicina. Ela já concluiu a parte teorica e está nas aulas práticas. “Já estou no internato e as aulas são presenciais. Nessa pandemia, eu voltei para casa, em Itupeva, interior de São Paulo, e estou estudando para residência”, afirma estudante.

 

Ainda segundo a nota, a situação da pandemia é monitorada semanalmente. “Com isso, as decisões tomadas pela Unifal-MG podem ser alteradas em caso de mudança das condições de segurança sanitária e de controle da pandemia, assim como na propagação da COVID-19”, finaliza.

 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.



Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

Em casos graves, as vítimas apresentam:

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 



Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também: