Após dias seguidos de frio intenso, as baixas temperaturas já dão sinais de que estão se despedindo de BH e a maior parte de Minas gerais. A mínima na capital nesta quinta-feira (27) foi de 11,7°C, índice bem superior aos registrados ao longo da semana. A máxima deve ficar em torno dos 25°C.
A tempetatura mais baixa foi registrada tanto na estação de medição do Cercadinho, no Bairro Santa Lúcia, quanto na da Pampulha. As rajadas de vento, que intensificam a sensação de frio, também diminuíram.
"A tendência para o final de semana é de temperaturas mínimas entre 13°C e 14°C e máxima de 27°C. A massa de ar polar está perdendo força e, agora, predomina uma massa de ar seco", explica Claudemir de Azevedo, meteorologista do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A previsão é de céu aberto e com predomínio de tempo seco na capital e na maior parte do estado, sem previsão de chuvas. A umidade relativa do ar pode ficar em torno dos 30%.
No Sul, as temperaturas sobem, mas frio permanece
A elevação das temperaturas também foi sentida no Sul de Minas, onde a mínima chegou a 1,6°C em Monte Verde, na Serra da Mantiqueira. Mesmo com índices superiores aos dos últimos dias, a sensação de frio intenso ainda permanece.
"Essa tendência de elevação das temperaturas chega para todo o estado de Minas Gerais e deve ser sentida, principalmente, no final de semana", comenta Claudemir de Azevedo.
O tempo seco não dará trégua em praticamente todas as regiões do estado, com exceção para a faixa leste - Zona da Mata e vales do Jequitinhonha, Rio Doce e Mucuri -, onde há maior nebulosidade por umidade advinda do oceano.
As máximas no estado hoje devem ficar em torno dos 33°C, no Norte de Minas e no Triângulo.
*Estagiário sob supervisão da subeditora Jociane Morais
*Estagiário sob supervisão da subeditora Jociane Morais