Segundo o secretário de saúde de Nova Lima, José Roberto Lintz Machado, um dos principais objetivos da implantação do serviço é evitar aglomerações. “O atendimento online evita que as pessoas fiquem pela cidade procurando atendimento nos postos e hospitais”.
O secretário de saúde de Nova Lima relata que a ferramenta virtual é uma alternativa ao “Alô Saúde”, serviço que já existe na cidade. “Nós temos uma baixa adesão ao Alô Saúde. Infelizmente a população não tem aderido ao atendimento por telefone”.
O sistema de atendimento virtual será importante também para o planejamento de ações preventivas e de controle da COVID-19. Os atendimentos abastecerão um banco de dados que serão utilizados pelos gestores no planejamento de ações de combate ao vírus.
O contrato entre a Prefeitura e a empresa privada tem duração inicial de 120 dias. “Nós ainda não sabemos se vamos renovar. Vamos estudar as opções e resultados no futuro”, explica o secretário.
Saúde mental
A ferramenta virtual ainda oferece acolhimento em saúde mental. Pelo aplicativo de mensagens, pacientes passarão por triagem e poderão receber atendimento de psicólogos cadastrados pela secretaria de saúde do município.
O atendimento virtual para casos de COVID-19 e acolhimento em saúde mental funcionam 24 horas por dia através do número (11) 9 95474-2762. As consultas online acontecem de 8h às 17h.