Cerca de 50 idosos do Lar São Vicente de Paulo e 119 usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em Areado, no Sul de Minas são beneficiados com verduras e legumes do programa Aprendendo com as Diferenças. O projeto tem parceria com o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS).
Leia Mais
Estação dignidade: projeto prevê banho e lavanderia para moradores de ruaProjeto da Linha 2 do metrô de BH é qualificado em programa do governo federal'Rir ainda é o melhor remédio': palhaços se adaptam para trabalho voluntário em asilo durante pandemia
Os alunos da associação recebem ajuda dos estudantes do instituto. “Estudantes dos cursos técnicos em agropecuária e agronomia fazem o acompanhamento semanal desse terreno com o preparo dos canteiros. Os de enfermagem atuam nas questões básicas de saúde. Alunos de Biologia auxiliam no manejo e orientam quanto a assuntos da área. Já os de educação física promovem atividades lúdicas”, completa nota.
Com a pandemia de COVID-19, os trabalhos presenciais foram suspensos, mas a horta não deixou de funcionar. “O trabalho continua com muito carinho. Temos um voluntário que cuida da horta e faz a colheita. Com isso, os alunos da Apae recebem as frutas e verduras em casa. E nós também levamos para o lar dos idosos. Além disso, os alunos dão continuidade ao aprendizado com as videoaulas enviadas pelo instituto”, explica Claudinele Maria de Oliveira, diretora da APAE.
O projeto ganhou repercussão na cidade e chamou a atenção de uma empresa de açúcar, etanol e energia da região. “Nós participamos do edital no ano passado e recebemos uma verba de R$ 56 mil. Com esse recurso foi possível fazer 150 máscaras personalizadas para a equipe da associação, além de 60 camisas, para uniforme, custear o combustível para a entrega dos alimentos, além da aquisição de ferramentas para plantio, mudas de verduras, entre outros”, completa diretora.
Ainda de acordo com a nota enviada pelo IF, Areado é uma das cidades beneficiadas pelo programa. “Ao todo são mais de 500 usuários, de 22 Apaes do Sul de Minas, que são atendidos pelo programa Aprendendo com as Diferenças”, finaliza.