Jornal Estado de Minas

FLEXIBILIZAÇÃO

Sabará é mais uma cidade a aderir ao Minas Consciente

 

A cidade de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, se adequou ao Minas Consciente, do governo do estado, nesta quinta-feira (27). Com isso, a prefeitura local deixa de tomar as decisões sobre o que pode e o que não pode funcionar na cidade em meio à pandemia da COVID-19, transferindo a responsabilidade para o programa do governo.





 

De acordo com a prefeitura, Sabará está na fase intermediária do Minas Consciente, a amarela. O plano do governo estadual é dividido em três etapas: vermelha (só serviços essenciais), amarela (alguns serviços não essenciais) e verde (libera tudo, até mesmo áreas com alto risco de contágio).

 

Desde que o programa passou por uma reformulação, as prefeituras que fazem parte do Minas Consciente precisam respeitar a fase na qual sua macro ou microrregião está enquadrada pelo governo.

 

Atualmente, todo o estado, com exceção da Região Nordeste, está na fase intermediária.

 

Em Sabará, a prefeitura informa que vai continuar com outras medidas, além do Minas Consciente. O Executivo municipal informa que tem feito fiscalizações sanitárias em todas as regionais do município.





 

Sabará registra, conforme o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde divulgado nesta quinta, 979 casos confirmados e 42 mortes pela COVID-19.

 

Confira as atividades que passam a funcionar em Sabará:

 

  Bares (consumo no local)

– Autoescolas e cursos de pilotagem

– Salões de beleza e atividades de estética

– Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo

– Papelarias, lojas de livros, discos e revistas

– Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem

– Comércio de itens de cama, mesa e banho

– Lojas de móveis e lustres

– Imobiliárias

– Lojas de departamento e duty free

– Lojas de brinquedos

– Academias e clubes sociais (com restrições)

– Agências de viagem

 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.



Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

Em casos graves, as vítimas apresentam:

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.



Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também: