A Prefeitura de São Thomé das Letras, no Sul de Minas, divulgou na manhã desta sexta-feira (28), que 15 testes deram resultados negativos para a COVID-19. Os testes foram feitos em pacientes que tiveram contato com um médico infectado.
De acordo com a prefeitura, os pacientes estão assintomáticos e em isolamento domiciliar. A coleta do material foi feita no último sábado (22). “Esses pacientes fizeram o teste do tipo RT-PCR. No fim da tarde dessa quinta-feira (27), recebemos o resultado de seis pacientes e hoje (nesta sexta) de manhã, tivemos a confirmação dos outros nove que faltavam. Todos negativos”, afirma Ângelo Roberto Maciel, secretário de saúde.
Leia Mais
Jovem é encontrado morto na cozinha de casa em Uberaba; suspeita é de COVID-19Coronavírus: Minas registra 3,5 mil novos casos em 24 horasSeis parques de BH reabrem no sábado: veja como agendar uma visita e conheça as regrasCoronavírus: marido e mulher morrem no mesmo dia após 58 anos juntosPasseios de Maria Fumaça entre São João del-Rei e Tiradentes serão retomadosPolícia prende suspeitos de estuprar menina de 11 anos e jovem de 21 em VespasianoPesquisadores entregam carta a Romeu Zema em defesa à Fapemig
Enquanto isso, a prefeitura estuda um projeto para retomada consciente do turismo. O protocolo para o plano tem três fases. O departamento de turismo ainda está na fase inicial, elaborando as cartilhas de boas práticas para os diversos segmentos. Segundo a prefeitura, nesse primeiro momento, o bate-papo vai acontecer através de vídeos. “Por conta do período pré-eleitoral, precisamos do aval do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para soltar esse material informativo”, explica Carla Gonzales, secretária de turismo.
O próximo passo do projeto consiste no recadastramento de todos os empreendimentos. “Nesta fase, estamos prevendo treinamentos de prevenção para todos os segmentos. A terceira e última fase é o planejamento para a reabertura, onde será considerado um percentual de capacidade do município, assim como as regras para visitação, restrições, enfim, como será operacionalizado o retorno”, completa.
A secretária de turismo não soube precisar uma data para que essa retomada aconteça. “É complicado falarmos uma data específica, pois essa variável externa não tem como ser estimada. Os casos estão crescentes na região e são pouquíssimos leitos disponíveis para atendimento de diversos munícipios nessa microrregião”, finaliza.