O prefeito Alexandre Kalil (PSD) comemorou em sua rede social neste sábado (29) um acordo com o Ministério Público (MP) que pode liberar recursos para a construção do projeto da Linha 2 do metrô em Belo Horizonte, que leva ao Barreiro.
Leia Mais
Com flexibilização em BH, metrô tem novo horário e amplia funcionamento Ministro de Bolsonaro mostra otimismo em ampliação do metrô de BHProjeto da Linha 2 do metrô de BH é qualificado em programa do governo federalKalil anuncia que volta das aulas presenciais em BH continua sem data Expansão do metrô de BH já foi prometida por políticos de vários partidosZema comemora anúncio de recursos para construção da linha 2 do metrô de BHBolsonaro confirma verba para a linha 2 do metrô de Belo HorizonteCorpo é encontrado dentro de caixa de fiação da Cemig em BHDe acordo com Viana, o dinheiro provém das multas ferroviárias que, após a pauta do metrô ser levada ao governo federal, foi possível esse acordo com o MP. O próximo passo é receber o aval da Justiça.
O senador disse, em um vídeo publicado nas redes, que o financiamento das obras está garantido em um fundo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que será gerido pelo governo de Minas.
Projeto do metrô
No mês passado, o projeto da Linha 2 do metrô de BH foi qualificado como prioridade de estudo dentro do Programa de Parcerias de Investimentos, do governo federal. A expectativa é que 120 mil pessoas utilizem a Linha 2 diariamente.
O atual metrô de Belo Horizonte, que conta com uma população de 2 milhões de habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem apenas 19 estações, que atingem a marca de 28,2km de extensão, ligando a Estação Vilarinho, na Região de Venda Nova, até a Estação Eldorado, em Contagem.