(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VALORIZAÇÃO DA FÉ

Perto do bicentenário, Jubileu de Nossa Senhora da Saúde vira patrimônio imaterial

Tradicional comemoração da padroeira de Lagoa Santa atrai romeiros de todo o estado


31/08/2020 09:39 - atualizado 31/08/2020 15:04

Comemorações começam nove dias antes da celebração à Nossa Senhora da Saúde, e igreja fica lotada de fiéis(foto: Divulgação/Câmara Municipal de Lagoa Santa)
Comemorações começam nove dias antes da celebração à Nossa Senhora da Saúde, e igreja fica lotada de fiéis (foto: Divulgação/Câmara Municipal de Lagoa Santa)
A tradicional festa do Jubileu da Nossa Senhora da Saúde, em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, vai completar 200 anos em 2023 e foi reconhecida pelo Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico como Patrimônio Imaterial. O título significa que essa manifestação tem importância histórica e cultural não só para o município, mas também para todo o patrimônio cultural brasileiro.

A assinatura do Livro de Registro ocorreu no fim da semana passado, no auditório da Escola Municipal Dr. Lund, e contou com a presença do arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor de Oliveira de Azevedo; do pároco da Paróquia Matriz Nossa Senhora da Saúde de Lagoa, Padre Ednei de Almeida Costa, e autoridades locais.

As comemorações do Jubileu da Nossa Senhora da Saúde refletem toda a expressividade da religiosidade popular dedicada à padroeira da cidade, sendo a maior festa religiosa da região metropolitana.

Esse tradicional evento tem singular importância para a comunidade lagoassantense, pois a devoção a Nossa Senhora da Saúde marca a fundação do povoado que deu origem à cidade. 

A celebração da padroeira do município também apresenta seu lado lúdico com apresentações musicais, um parque de diversão e as barraquinhas de comerciantes da cidade e região, por onde passam milhares de romeiros, de todas as regiões do país, em peregrinação. 

A participação da comunidade é bastante expressiva e acontece em vários momentos da festa. Na barraca central, montada próxima à Igreja Matriz, diversos voluntários participam dos preparativos e produção das comidas vendidas durante a festa.
 
Os eventos no interior da Igreja de Nossa Senhora da Saúde (missas e novena) ocorrem durante os nove dias precedentes ao dia da padroeira. São missas e novenas.

Ao longo dos dias da novena, a igreja é ocupada majoritariamente por lagoassantenses. Já o público das missas do dia 15 é em sua maioria constituído por romeiros, tanto dos municípios do entorno de Lagoa Santa como de outras regiões de Minas Gerais e de outros estados. 

Detalhes da festa


O Leilão de Prendas é organizado por um grupo voluntário de mulheres da terceira idade conhecido como as "Senhoras do Leilão”.

A cada ano, também, um casal de devotos é designado como Mordomos da Festa, sendo responsável por zelar pelo Mastro de Nossa Senhora da Saúde.

O casal tem a responsabilidade de ornamentar o pau do mastro e o quadro que vai emoldurar a imagem de Nossa Senhora da Saúde, além de convidar amigos, parentes e outros devotos a acompanharem a procissão do mastro entre a casa dos mordomos e a Igreja Matriz. 

O almoço servido no dia 15 de agosto é responsabilidade de duas pastorais ligadas à Paróquia de Nossa Senhora da Saúde: o Grupo de Cursilho e da Sociedade São Vicente de Paula.

A mão de obra é composta quase em sua totalidade por voluntárias que ajudam na preparação do almoço e no trabalho de servir os romeiros e lagoassantenses. 

O Leilão de Prendas, o Leilão de Gado e a Procissão de Nossa Senhora da Saúde são eventos realizados no entorno da Igreja Matriz e fazem parte da tradição da Festa de Agosto.

“Mesmo diante dos desafios da pandemia, o Jubileu deste ano foi especial. O verdadeiro sentido da festa, da unidade, da partilha, da união, se fez muito presente. Mesmo cada um respeitando o isolamento social, este ano deixamos um legado, e este reconhecimento veio através deste decreto. Gratidão aos fiéis, às autoridades, à Nossa Senhora da Saúde e a tantas outras pessoas que contribuíram de forma singular à festa”, destacou padre Ednei.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)