O novo coronavírus chegou a 838 dos 853 municípios mineiros. No entanto, depois de quase seis meses do registro do primeiro caso em Minas, 15 municípios se mantêm como verdadeiras ilhas sem que nenhum morador tenha sido diagnosticado com a COVID-19. Minas totaliza 216.557 casos e 5.335 mortes pela COVID-19. De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), na segunda-feira (31) foram confirmados 1.507 novos casos e nove mortes de domingo (30) para segunda (31).
A pandemia avançou pelo interior de Minas, mas não chegou a Antônio Prado de Minas e Aracitaba, na Zona da Mata; Botumirim, Veredinha, Cedro do Abaeté e Coronel Murta, no Jequitinhonha; Camacho, no Campo das Vertentes; Cantagalo, no Vale do Rio Doce; Dores do Turvo, Sudeste; Fama, no Oeste; Queluzito e Santana de Garambéu, no Centro-sul; Pedro Teixeira, na Zona da Mata; São João do Pacuí, no Norte; e São Thomé das Letras, no Sul de Minas - municípios que têm em comum o fato de não serem grandes centros urbanos.
O secretário de Fazenda de Cantagalo, Carlos Benedito, acredita que o bom resultado se deve ao trabalho de prevenção junto aos 4,5 mil habitantes. O prefeito de Cantagalo, Matuzalém Cléber Carvalho de Pinho disse que o município segue à risca os protocolos sanitários do programa Minas Consciente. "Nós estamos orando e tomado as providências, máscara, uso de álcool em gel, enfim todas as medidas necessárias para manter pandemia longe do município", afirmou. Como o município entrou, recentemente, na onda amarela, parte do comércio foi aberta, mas antes havia um isolamento rigoroso.
O município de Pedro Teixeira também manteve isolamento social rigoroso até a semana passada. A secretária municipal de Saúde Helen Cristina Álves Moreira de Oliveira informou que, no início de março, a prefeitura publicou decreto fechando bares, quadras, igrejas e proibindo todas as festividades. "Seguramos essa estratégia até a semana passada", disse.
Outra medida adotada foi suspender, temporariamente, o serviço de transporte até Juiz de Fora para pessoas que buscavam atendimento médico. Só foram mantidas as viagens de pessoas com casos de urgência e emergência. Como havia adotado medidas bastantes rígidas, o município não aderiu ao programa Minas Consciente, embora tenha usado as informações oficiais sobre prevenção e cuidados com a doença. "Usamos os documentos para passar para a população critérios de higienização e isolamento", revela. A prefeitura também distribuiu máscara para os moradores.
Municípios mineiros sem COVID-19
- Antônio Prado de Minas
- Aracitaba
- Botumirim
- Camacho
- Cantagalo
- Cedro do Abaeté
- Coronel Murta
- Dores do Turvo
- Fama
- Queluzito
- Santana de Garambéu
- Pedro Teixeira
- São João do Pacuí
- São Thomé das Letras
- Veredinha
Fonte: boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG)
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás