Para que as atividades voltem em clubes de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, será preciso higienizar com álcool até mesmo os corrimãos e escadas situadas no interior das piscinas. Um protocolo foi formalizado pela prefeitura do município e libera o trabalho em aulas monitoradas, incluindo as aulas com bebês. Idosos e pessoas com comorbidades não poderão participar das atividades.
A retomada de atividades aquáticas em clubes e academias está autorizada para cidades na onda amarela, dentro do plano estadual Minas Consciente, a exemplo de Patos de Minas. Entretanto, está vedada a utilização de piscinas para lazer.
O uso obrigatório do álcool 70% nas estruturas dentro da água chama a atenção para o grau de cuidado exigido pelo protocolo. A aplicação deverá acontecer ao fim de cada aula. De acordo com orientações dadas pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, elaborado com base em informações da Organização Mundial da Saúde, para desinfecção eficaz da água de piscina no caso do novo coronavírus, deve haver uma concentração de cloro livre maior ou igual a 0,5 mg/L após pelo menos 30 minutos. De acordo com a normas da ABNT, o teor de cloro na água de piscinas é de duas a seis vezes a necessária para aniquilar o vírus que causa a COVID-19.
O uso de álcool 70% também é obrigatório para higienização das mãos após o uso da piscina, assim como o banho imediato antes e depois de entrarem na piscina. Não será permitido o compartilhamento de equipamentos entre os alunos. Deverão ser oferecidas aos nadadores duchas apenas em áreas externas. Outra obrigação dos clubes e academias é ter suportes para toalhas e demais utensílios individualizados, com necessidade de higienizá-los após cada utilização. Existe a recomendação de limpeza no entorno das piscinas com solução a base de cloro a cada duas horas.
O município ainda exige que haja filtração por pelo menos 8 horas do dia da água usada nas aulas. No caso das piscinas aquecidas, o ambiente deverá ter portas e janelas, que deverão ser abertas para que haja ventilação. Pessoas com temperatura corporal acima de 37,8°C não poderão frequentar o local.
Distanciamento de pelo menos dois metros entre as pessoas fora das piscinas e uso de máscara para alunos e de escudos faciais para professores também são pedidos.
Raias
As raias deverão ser adequadas para ter pelo menos de dois metros de largura e não poderá haver mais de dois alunos em cada uma. É exigido que eles nadem em sentidos opostos com o objetivo de diminuir a aproximação. Caso a raia não atinja a distância mínima, só um nadador poderá usá-la. Para as aulas com bebês, a piscina tem que ser dividida em áreas de 10 a 15 metros quadrados e a criança só poderá ter contato com seu responsável. A área de 10 metros quadrados também deverá ser respeitada no caso de aulas de hidroginástica
“Essas e outras medidas atendem a exigências sanitárias para retorno seguro do segmento e estão previstas em protocolo elaborado pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à COVID-19. As orientações foram feitas com participação direta de profissionais da área de saúde e de esportes”, informou a Prefeitura de Patos de Minas.
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás