Após a Secretária de Saúde de Uberaba descobrir que um asilo da cidade estava com a capacidade acima do permitido, 16 idosos realizaram teste para a COVID-19 e 12 deles testaram positivo. Segundo informações, até o início da noite desta terça-feira (1º/9) não houve a necessidade de internação de nenhum dos idosos no Hospital Regional ou em hospital particular da cidade.
Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Uberaba, foi durante visita de rotina que a Vigilância Sanitária identificou que um Lar de Idosos da cidade estava com sua capacidade instalada acima do permitido.
“Assim, notificou a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) para que realizasse o encaminhamento de 16 idosos. Seguindo o relatório da Vigilância Sanitária, a Seds co-financiou novas vagas, em ILPIs (Instituições de Longa Permanência de Idosos) que têm capacidade para acolher os referidos 16 idosos. A transferência ocorreria nesta terça-feira, no entanto, como protocolo, todos os idosos foram testados para COVID-19, onde se comprovou que 12 deles testaram positivo até esta segunda”, divulgou a Prefeitura de Uberaba.
Desta forma não foi possível fazer a transferência dos 12 idosos testados positivo para o novo coronavírus e ainda há internos na instituição aguardando o resultado dos testes.
Leia Mais
COVID-19: após novos testes positivos, asilo em Betim renova material de uso pessoal dos idososSurto de COVID-19 é registrado em asilo de ItapecericaFoco de surto da COVID-19, asilo de Unaí tem 104 casos confirmados e 18 mortesA maior parte dos asilos de Uberaba não pode receber novas internações“A Prefeitura de Uberaba informa que a Seds está buscando um espaço físico adequado para implantação provisória de isolamento de idosos que estão abrigados nestas instituições e que apresentam teste positivo para COVID-19. A Seds ressalta que este espaço deverá ser devidamente autorizado pela Vigilância Sanitária e Ministério Público para acolher os idosos que porventura precisem ficar isolados”, diz nota da assessoria de imprensa.
Números da COVID em Uberaba
De acordo com o último boletim epidemiológico da COVID-19 em Uberaba, divulgado na noite desta terça, a cidade tem 3.384 casos confirmados, 92 mortes, 2.807 recuperados e 419 pessoas estão em acompanhamento domiciliar.
Nesta terça, um óbito em investigação entrou no boletim, totalizando quatro casos, para confirmar ou descartar a COVID-19 como causa. Trata-se de mulher, de 88 anos, que apresentava comorbidades e morreu em sua casa.
De acordo com a Secretária de Saúde, nos dados divulgados estão incluídos os 248 resultados negativos e dois positivos dos testes rápidos que o Ibope realizou em Uberaba, no período de 27 a 29 de agosto.