O Corpo de Bombeiros encontrou uma caminhonete que era procurada desde o primeiro dia de buscas em Brumadinho, na Grande BH, na noite desta terça-feira (1º). A esperança da corporação é encontrar vítimas do rompimento da barragem ainda desaparecidas.
A corporação trata o achado como "estratégico" para a localização de ao menos uma das 11 pessoas ainda sumidas sob o mar de lama.
Vídeo mostra bombeiros trabalhando para encontrar um dos 11 desaparecidos da tragédia de Brumadinho nas proximidades de caminhonete encontrada nesta terça.
— Estado de Minas (@em_com) September 2, 2020
Veículo era procurado desde o primeiro dia de buscas.
Confira os detalhes em https://t.co/Hoh6UwwxbU pic.twitter.com/F7gsJns32L
Os bombeiros informam que o trabalho dos militares deve se estender durante a madrugada. Isso porque há uma grossa camada de rejeitos sobre o veículo.
Ainda segundo a corporação, uma estrutura de iluminação artificial foi montada para facilitar o trabalho dos bombeiros.
"A localização dele (o veículo) é muito importante, pois uma das vítimas, uma das joias que permanecem desaparecidas, estava próxima desse veículo no momento do rompimento", afirmou o porta-voz dos bombeiros em Minas, tenente Pedro Aihara.
Aihara ressalta que durante a pandemia a corporação reforçou o trabalho de inteligência sobre as buscas em Brumadinho. O achado da caminhonete em menos de uma semana do retorno das buscas é resultado disso.
Por volta das 22h40, a corporação informou que usava maquinário pesado para abrir o perímetro e buscar também nos arredores e embaixo do veículo. Isso porque a vítima estava nas imediações.
Depois de mais de cinco meses, os bombeiros retomaram as buscas em Brumadinho nessa quinta-feira (27). Houve uma pausa por causa da pandemia da COVID-19.
O retorno só foi possível porque a corporação conseguiu aprovação do protocolo, após várias tratativas com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e demais órgãos envolvidos.