A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Muriaé, na Zona da Mata mineira, apreendeu mais seis pássaros silvestres. Foram resgatados um tiriba-de-cara-suja, três araras canindé – dois filhotes e uma ave adulta –, um tucano-toco e uma ararajuba. A operação ocorreu em Laranjal, no km 738 da BR 116, na tarde dessa segunda-feira (31).
Segundo a PRF, o aumento nas apreensões está ligado à diminuição do trânsito nas estradas, devido à pandemia da COVID-19, o que possibilita triar e vistoriar um maior número de veículos durante as ações.
Leia Mais
PM flagra desmanche de motos na Zona da MataExplosão em subestação da Cemig deixa cidade inteira sem energia na Zona da Mata; veja vídeoCarro que transportava maconha é apreendido na Zona da Mata mineiraInjúria racial e agressões: advogadas denunciam ataques de agentes penitenciários; homens negamJá a nota fiscal apresentada pelo homem, no valor de R$ 8,9 mil, foi emitida na cidade de Ibiúna (SP). Ele ainda informou que levaria os animais para Nova Friburgo (RJ).
Por não ter fornecido os dados do vendedor e não portar documentação para o transporte das espécimes, o homem foi conduzido para assinatura de Termo Circunstanciado de Ocorrência e se comprometeu a comparecer ao Juizado Especial Criminal da Comarca de Muriaé, onde vai responder pelo ocorrido com base na Lei de Crimes Ambientais.
Aves no Ibama
As aves, com sinais de maus-tratos, foram levadas pela Polícia Militar do Meio Ambiente para a sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Juiz de Fora.
Essa foi segunda apreensão na Zona da Mata ocorrida no último mês. Na penúltima ocorrência, 1.459 jabutis e oito pássaros cardeal foram resgatados.