Após localização de um importante veículo, as buscas em Brumadinho prosseguiram durante a madrugada desta quarta-feira (2). Os Bombeiros encontraram um telefone celular e a expectativa é de que a posição dele contribua para a análise do fluxo de lama.
Os Bombeiros conseguiram identificar quem era o proprietário do celular: uma vítima que já havia sido localizada. A constatação contribui na compreensão da dinâmica do fluxo de lama.
"A localização desse vestígio é fundamental, porque a partir dele conseguimos fazer uma análise perfeita do fluxo de lama. Onde ele foi encontrado, onde a vítima que era proprietária foi localizada e, assim, aumentar a probabilidade estatística e a apurácia do nosso serviço de inteligência para estimar onde estão os desaparecidos", esclareceu o porta-voz do Corpo de Bombeiros, o tenente Pedro Aihara.
Em vídeo, o porta-voz do Corpo de Bombeiros, o tenente Pedro Aihara esclarece sobre os trabalhos de buscas dos desaparecidos em #Brumadinhohttps://t.co/2TVtoqJNUa pic.twitter.com/emeqen4djP
%u2014 Estado de Minas (@em_com) September 2, 2020
Os Bombeiros ainda salientam a importância do veículo localizado na noite dessa terça (1º). "Existem vítimas, joias que ainda estão desaparecidas e estavam perto do veículo na hora do rompimento. Não somente as buscas avançaram, mas também todo o serviço de inteligência e de análise dos vestígios", completa Aihara.
A grossa camada de rejeitos sobre o veículo fez com que as buscas avançassem madrugada adentro, com o apoio de uma estrutra de iluminação artificial montada.
As buscas foram retomadas na última quinta-feira (27) após uma pausa de cinco meses em virtude da pandemia da COVID-19. O retorno só foi possível porque a corporação conseguiu aprovação do protocolo, após várias tratativas com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e demais órgãos envolvidos.
(Com informações de Gabriel Ronan)
*Estagiário sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira
*Estagiário sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira