- O @bndes já trabalha na estruturação do projeto do metrô, que se tornou prioridade nacional em reunião do Conselho do @ppinvestimentos .
%u2014 Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) September 2, 2020
- Logo mais uma obra do nosso governo em Minas Gerais. @Marceloscf2
Tivemos rodadas importantes de negociações com o Governo Federal. Agradeço também à bancada mineira que nos auxiliou nesse processo. Parceria que tem dado certo!
%u2014 Romeu Zema (@RomeuZema) September 2, 2020
Gestão
Em outra frente, o governo de Minas negocia com o governo federal a estadualização do metrô da região metropolitana. A ideia é desestatizar a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), atual gestora do modal, para que o estado fique responsável pela administração do transporte. Dessa forma, os serviços seriam concedidos à iniciativa privada pelo governo estadual. “A ideia é fundir a empresa em praças e a praça mais adiantada hoje é a de Minas. Então, a ideia é ter, por exemplo, uma CBTU Minas. Esses estudos já estão adiantados para conseguirmos fazer o leilão no ano que vem”, disse Martha Seillier, ressaltando que o futuro operador do metrô de BH terá contrato com prazo de 35 anos e compromisso com investimentos.
Depois de décadas de promessas, a linha 2 do metrô de BH poderá se tornar realidade. Entenda o passo a passo para que a linha seja construída.
%u2014 Carlos Viana (@carlosaviana) September 1, 2020
Saiba como conseguimos: https://t.co/QPjwliswtw#metrobarreiro #metrobh #linha2dometro#senadorCarlosViana #aVozdeMinasnoSenado pic.twitter.com/VdHr5oVL3z
Estrutura
A linha 2 será composta pelas estações Calafate (uma das 19 da linha atual), Amazonas, Salgado Filho, Vista Alegre e Barreiro, que ainda serão construídas. O senador estima que com o repasse as obras levem quatro anos para ser concluídas. Uma possibilidade é o uso de estruturas férreas antigas, desde que não estejam comprometidas pelo tempo.