O funcionamento do transporte por ônibus em Belo Horizonte aos domingos e feriados voltará a ser durante todo o dia a partir deste domingo (6). Nesta quinta-feira (3), a prefeitura da capital mineira oficializou a alteração no esquema, que vinha sendo adotado da seguinte forma: os coletivos circulavam de 6h às 9h59 e de 16h às 19h59.
Agora, de acordo com a prefeitura, os ônibus irão circular entre 6h e 22h59, exceto linhas alimentadoras das estações de integração, que funcionarão até as 23h59. A restrição, que valeu até o último domingo (30), foi excluída pelo Executivo municipal por causa da reabertura de bares e restaurantes, marcada para esta sexta (4). Aos fins de semana, os estabelecimentos poderão ficar abertos até 22h.
A mudança no esquema de transporte aos domingos e feriados já havia sido adiantada pelo secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, na última segunda (31). Em entrevista à Rádio CBN, Jackson disse que as pessoas "precisam se deslocar para trabalhar" e que, para atender a essa demanda, a BHTrans faria as mudanças necessárias.
“O transporte público vai ter que ser adequado, porque as pessoas que trabalham nos bares e restaurantes vão ter que se locomover tanto para ir trabalhar, quanto para voltar para casa. A BHTrans vai fazer essas mudanças de acordo com a necessidade”, afirmou o secretário.
Apesar da volta da circulação dos ônibus durante todo o dia aos fins de semana e feriados, o Decreto 17.362 da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) continua valendo. O texto limita a quantidade de pessoas por coletivo, que varia de acordo com o modelo - 20 usuários para os ônibus articulados, dez para os ônibus convencionais e padrão Move, e 5 para os miniônibus. Além disso, a portaria estabelece também que todos os veículos devem ter dispensers de álcool em gel no interior.
De acordo com a BHTrans, autarquia que controla o trânsito na capital, os novos quadros de horários estarão disponíveis no site da própria empresa, nos painéis informativos nos pontos e estações, além dos aplicativos de transporte, como o SIU Mobile.
Transporte coletivo em BH
Como funcionava?
Desde julho, quando o Decreto Municipal nº 17.383 foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), os coletivos na capital mineira passaram a circular da seguinte forma aos domingos e feriados: das 6h às 9h59 e das 16h às 19h59. As linhas alimentadoras ficavam disponíveis até 20h59.
Como ficará?
De acordo com a prefeitura, os ônibus irão circular entre 6h e 22h59, exceto linhas alimentadoras das estações de integração, que funcionarão até as 23h59.