Bares e restaurantes, que reabrem nesta sexta-feira (4), a partir das 17h, com autorização de venda e consumo de bebidas alcoólicas nos locais, também poderão funcionar nos feriados, começando pela próxima segunda (7), dia em que é celebrada a Independência do Brasil. O ‘sinal verde’ foi dado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) no Diário Oficial do Município (DOM).
De acordo com o documento, estabelecimentos do setor poderão abrir as portas nos feriados no mesmo esquema dos finais de semana, ou seja, entre 11h e 22h, vendendo bebidas alcoólicas.
Leia Mais
Diversão com cautela: bares voltam a servir bebida alcoólica em BHCalor pede uma gelada? Veja como fica o tempo em BH na volta dos baresShows e telões são proibidos pela PBH no retorno de bares e restaurantes nesta sexta''Sextou'' na Região Centro-Sul de BH com volta de clientes aos baresFeriadão: 'Primeiro, a saúde e a vida', diz prefeito de Boa EsperançaDivinópolis proíbe funcionamento de comércio e bares no feriadoBares e restaurantes de Lagoa Santa poderão vender bebidas alcoólicasCOVID-19: Poços de Caldas flexibiliza reuniões e se prepara para feriado prolongadoCoronavírus: com 117 mortes registradas em 24h, Minas chega a 5.708 no totalPrevisão do tempo em BH: feriado de reabertura dos bares será de calorA instalação de mesas e cadeiras em espaços públicos, como calçadas, parklets e espaços operacionais já estava autorizada. Para funcionar em meio ao combate à COVID-19, bares e restaurantes terão que garantir um distanciamento mínimo de 2m (dois metros) entre as mesas e 1m (um metro) entre ocupantes na mesma mesa – limitado a quatro pessoas. A capacidade máxima dos estabelecimentos é de uma pessoa a cada 5m² da área total, incluindo os funcionários. Somente clientes que estiverem sentados poderão consumir. Quem estiver fora de mesas na parte interna e externa de bares e restaurantes não serão atendidos, de acordo com as regras da PBH.
Esquema de funcionamento
Data de reabertura: 04/09;
Horários: 11h às 15h (segunda à quinta), 17h às 22h (sexta) e 11h às 22h (finais de semana e feriados);
Dias da semana: Domingo a domingo, com horários alternados;
Principal regra: Estabelecimentos do ramo poderão vender bebidas alcoólicas de sexta - a partir das 17h - a domingo, além dos feriados. Nos dias de semana (com exceção da sexta), haverá proibição da venda de bebidas alcoólicas.
Principais regras para bares e restaurantes
• Restringir a capacidade máxima do estabelecimento a uma pessoa a cada 5 m2 da área total, incluindo os funcionários;
• Atender somente aos clientes sentados para consumo no local;
• Distanciamento mínimo de 2m (dois metros) entre as mesas e 1m (um metro) entre ocupantes na mesma mesa;
• Máximo de quatro pessoas por mesa;
• Vedado o consumo fora de mesas na parte interna e externa do estabelecimento;
• Espera e filas de pagamento devem assegurar distanciamento de 2m (dois metros) entre as pessoas, com as devidas marcações;
• Vedado o uso de autosserviço de bebidas e alimentos (refil);
• O cliente deverá permanecer de máscara na praça de alimentação, retirando-a apenas para comer e/ou beber;
• Vedadas atividades de entretenimento que possam causar aglomerações, como música ao vivo, projeção de imagens, apresentações teatrais e exibição de eventos esportivos.
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás