De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) o fato se deve a uma instabilidade no sistema de notificações do Ministério da Saúde, em Brasília. Levando-se em conta um apanhado de registros diários de óbitos, a média semanal de domingo a sexta-feira desta semana foi 9% superior à média do mesmo período da semana anterior, subindo de 67 para 73 óbitos em média todos os dias.
Procurado, o Ministério da Saúde informou que "não há erros nos dados ou nos sistemas do Governo Federal". A pasta esclareceu que "entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais para fornecer orientações e o problema foi solucionado pela gestão local".
Na sexta-feira foram confirmados 117 mortes e na quinta-feira foram notificados 86. "Em virtude de instabilidade do sistema oficial de notificação de óbitos (SIVEP-Gripe), não foi possível a atualização do dado nesta data", informou a SES-MG.
O mesmo boletim deste sábado, contudo, aponta aumento de 3.865 casos de COVID-19 no estado, de 228.013 para 231.878 testes positivos. São acompanhados pelos médicos particulares e sistema público de saúde um total de 29.990 pessoas com o vírus.
Ao todo, ocorreram os registros de 196.180 pessoas que tiveram a infecção, a venceram e se curaram, um percentual de 84,6% dos casos totais, descontados doentes atuais e óbitos.