O debate, que terá transmissão virtual, será em um local apropriado: um conhecido restaurante da cidade. Tornar a ciência acessível ao público, de maneira descontraída e informal fora do ambiente acadêmico em locais como bares e restaurantes, é o objetivo do Festival Pint of Science, que prosseguirá na cidade do Sul do estado até quinta-feira (10).
O festival surgiu em 2012, na Inglaterra, idealizado por um grupo de pós-doutorandos do Imperial College, Instituto de Medicina de Tecnologia de Londres. Eles acreditavam ser necessário proporcionar discussões científicas fora do ambiente acadêmico.
O evento chegou ao Brasil em 2015. “O clima dos bate-papos é bem informal, diferentemente dos congressos e seminários acadêmicos, exatamente porque o objetivo é atrair a atenção das pessoas que não fazem parte do meio acadêmico, mas são curiosos pelas Ciências”, afirma o Professor Hélio Lemes, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), que coordena a atividade.
Nesta terça-feira, a partir das 19h, estará em debate o tema “Ciência na Cerveja”. Será discutido pelo mestre cervejeiro Alexandre Maciente, pela doutora em microbiologia Beatriz Borelli (diretora de um laboratório de cerveja) e pelo professor da Unifal Gabriel Hornink (doutor em Ciências).
Brinde e conhecimento
“Cerveja e Ciência estão muito mais próximas do que você imagina. Venha fazer um brinde com a gente”, convidam os organizadores do evento.
Eles lembram que haverá abordagem sobre a química e a biologia envolvidas na cerveja, mas com a participação de “alguém que cria a magia do sabor, misturando os ingredientes para criar receitas perfeitas: o mestre cervejeiro”.
Ressaltam que serão discutidos os aspectos científicos que garantem a qualidade e o desenvolvimento da variedade de cervejas em um mercado bastante tradicional e que está em rápido crescimento.
Nesta quarta (9), a partir das 19h, o assunto em discussão será “Agro é Tech”. Na quinta, o tema “Pint of Milk”, numa versão infantil, com a participação de quatro cientistas e especialistas em comunicação.
Festival Pint of Science:
Para assistir, acesse o link bit.ly/pintvarginha