O Corpo de Bombeiros entrou, pelo quarto dia seguido, no combate ao incêndio que devasta a vegetação da Serra da Moeda, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O fogo, que se alastrou com mais intensidade a partir de sexta-feira (11), começou a ser enfrentado no sábado (12), após uma força-tarefa ser montada por órgãos estaduais e entidades sem fins lucrativos.
Na madrugada desta terça (15), 11 militares dos bombeiros e três brigadistas trabalharam no combate às chamas. O grupo atuou em pontos mais críticos do terreno.
Leia Mais
Seca e o fogo criminoso devastam quase todos os biomas do Brasil"O fogo é sagrado e não pode ser usado de forma errada", diz educadora pataxóBombeiro com 10 anos de experiência defende educação para conscientizarJustiça barra aumento de área explorada pela Gerdau na Serra da MoedaBombeiros controlam incêndio na Serra da Moeda, mas riscos persistem; fogo ainda pode atingir casasUma pessoa morre e duas ficam feridas em acidente na BR-040, em Nova LimaUm posto de comando foi montado na BR-040, em Itabirito, para auxiliar as equipes em campo, que tiveram o reforço de um helicóptero da Polícia Militar e apoio do Instituto Estadual de Florestas e da Cruz Vermelha, entre outras organizações. Junto aos profissionais envolvidos na operação, havia, também, voluntários de fazendas próximas realizando pequenos combates locais ao fogo.
No sábado, as chamas ficaram bem próximas a casas localizadas em um condomínio na Serra da Moeda. Vídeos enviados ao Estado de Minas mostram a curta distância entre as labaredas e as residências. O incêndio naquela área foi controlado após a ação de brigadistas do próprio condomínio e do uso de caminhões-pipa cedidos pela Prefeitura de Moeda.