Prefeito de São João del-Rei e a mulher, secretária de Assistência Social, recebem diagnóstico de COVID-19: https://t.co/04qDXR8Mdo pic.twitter.com/iz9rzmqLdn
— Estado de Minas (@em_com) September 16, 2020
Aline Gonçalves não tem doenças de base, mas Nivaldo faz parte do grupo de risco - pela idade e por ser diabético e hipertenso -, apesar de essas comorbidades, no momento, estarem controladas. Nessa segunda-feira (14), o prefeito começou a sentir dores no corpo e teve febre branda, por isso decidiu procurar a unidade de saúde. Por estarem muito próximos, Aline resolveu também fazer o teste, mesmo assintomática.
A indicação médica é de que ambos permaneçam em casa, de quarentena, por pelo menos 15 dias. Durante esse período, o vice-prefeito Jorge Hannas (Avante) assume a administração municipal. A secretária pretende continuar a despachar de sua residência.
Nos últimos dias, o prefeito alternava o trabalho em casa e na prefeitura, mas, segundo assessores, usava máscara, álcool em gel e evitava aglomerações. As reuniões ocorriam com apenas um secretário por vez. Fora dessa rotina, fontes mais próximas recordaram-se apenas de uma viagem ao Rio de Janeiro, há cerca de um mês, para a compra de respiradores.
No domingo (13), o prefeito participou da convenção do partido na cidade, na empresa do presidente do PSL, em São João Del-Rei, quando lançou sua pré-candidatura. O evento iria ocorrer em um teatro, limitado a 30 participantes, mas foi transformado em uma live – programa gravado ao vivo e transmitido remotamente – no intuito de não se incentivar a aglomeração de pessoas. A expectativa é que ele possa oficializar a candidatura no dia 1º de novembro, quando terminarão os 15 dias de quarentena.
Casos na cidade
São João del-Rei, a 184 quilômetros de Belo Horizonte, registrou, de sexta a segunda (14), 14 novos casos confirmados da COVID-19 e mais uma morte. No total, são 591 casos confirmados, 78 pacientes em quarentena, 16 mortes e 497 pacientes recuperados.
Por causa do aumento repetino de casos, a cidade decidiu voltar à Onda Amarela do programa Minas Consciente, do Governo Estadual, cujo o objetivo é retomar as atividades econômicas de forma gradual. Anteriormente, o município havia se transferido para a Onda Verde, em que vários serviços foram liberados, casos dos cinemas, bibliotecas, bares com entretenimento e parques de diversão.