Jornal Estado de Minas

JEQUITINHONHA

COVID-19: Parceria garante 10 leitos de UTI para Capelinha

Capelinha, localizada no Vale do Jequitinhonha, tem quase 38 mil habitantes, mas só possuía dois leitos de UTI para tratar os pacientes com COVID-19. Mas, devido a uma ação conjunta com a comarca local, o Tribunal de Justiça (TJMG) viabilizou o aparelhamento de uma nova unidade de tratamento intensivo para o enfrentamento da pandemia, com 10 novos leitos.





Foram disponibilizados R$ 180 mil, provenientes de prestações pecuniárias, para a compra de novos aparelhos, entre eles 12 bombas de infusão, 4 monitores multiparâmetro e 1 analisador de gasometria. A destinação desses valores para financiamento de projetos nas comarcas é regulamentada pelo Provimento Conjunto 27/2013 da Corregedoria-Geral de Justiça do TJMG.

A juíza Camila Gonçalves de Souza Vilela, da Vara de Execuções Penais de Capelinha, destacou que, com a aprovação desse projeto, foi possível aparelhar 10 novos leitos de UTI para o atendimento de pacientes infectados pelo novo coronavírus na região.

Os novos leitos da ala de COVID-19 do hospital estão habilitados por 90 dias. Em nota, a Fundação Hospitalar São Vicente de Paulo, da cidade de Capelinha, afirmou que já está trabalhando para que eles permaneçam e possam atender outros quadros clínicos após a pandemia. O projeto deve reduzir o vazio assistencial na região, que até então contava com apenas dois leitos de UTI.





A juíza comemorou a iniciativa. “Agradecemos a todos que contribuíram e se empenharam para que tudo desse certo. Continuemos unidos para que essa UTI seja definitiva em nosso hospital e atenda a demanda da nossa população”.

A iniciativa também contou com a participação do município, do Ministério Público, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), entre outras entidades públicas e privadas.

Centro de Referência à COVID-19

A Secretaria Municipal de Saúde estendeu nesta terça-feira (15) o horário de atendimento do Centro Municipal de Referência para Atendimento de COVID-19, que passa a funcionar 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriados. 





O Centro funciona como um “PSF da COVID”. Nele são atendidos pacientes com sintomas gripais leves e moderados. Após avaliação, o paciente poderá ser medicado no próprio Centro de Referência ou, conforme necessidade, encaminhado ao hospital.

A unidade está localizada na Avenida JK, 160, próximo ao Hospital São Vicente de Paulo, no Centro.
 

Coronavírus em Capelinha

De acordo com o boletim epidemiológico municipal divulgado nesta segunda-feira (14), a cidade tem 59 casos confirmados de coronavírus, sendo que 54 destes já se recuperaram e cinco estão em isolamento domiciliar. 

Outros 55 registros suspeitos estão em investigação, com 46 casos aguardando a realização de testes rápidos. O município ainda não registrou óbitos por COVID-19 e descartou 10 possíveis mortes.