Um frente fria, prevista para este domingo (20), na Zona da Mata mineira, promete derrubar os termômetros em até 10 graus, em todas as cidades da região. A informação é do climatologista Ruibran dos Reis. Segundo ele, hoje, a bolha de ar quente instalada na área traz baixa umidade relativa do ar. Associada à altas temperaturas – acima da média histórica – e forte insolação, a sensação térmica é de verão fora de época, nesse ponto do estado.
Leia Mais
COVID-19: Parceria garante 10 leitos de UTI para CapelinhaOcupação de leitos de UTI em Sete Lagoas é a menor desde início da pandemiaCOVID-19: Contagem inicia terceira fase de desinfecção de locais movimentadosAinda conforme o meteorologista, a frente fria virá para o continente empurrada por uma massa de ar polar e vai trazer, além das temperaturas mais amenas, chuva branda e até frio leve, em algumas cidades. “Esse sistema deve permanecer sobre a Zona da Mata durante toda a semana que vem, com chuvas espaçadas, ar úmido e menos calor”, projeta.
A umidade relativa do ar, hoje entre 25% a 65% na área, vai subir, ao menos, 20 pontos percentuais, situando-se entre 40% e 85%. “A maior umidade atmosférica vai melhorar muito a sensação de desconforto, especialmente para quem enfrenta problemas respiratórios nesse momento”, acrescenta o climatologista.
Entre 40% e 70%, a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera aceitável. Acima disso, há também pontos negativos, como a sensação de calor extremo, devido à dificuldade de evaporação do suor do corpo.
Confira as temperaturas máximas e mínimas previstas para algumas cidades da Zona da Mata
- Juiz de Fora 13° e 19°
- Ubá 18° e 26°
- Muriaé 19° e 28°
- São João del-Rei 11° e 22°
- Viçosa 13° e 23°
- Ponte Nova 17° e 26°
- Leopoldina 19° e 27°
- Visconde do Rio Branco 14° e 25°
- Cataguases 17° e 27°
- Barbacena 12° e 22°