Jornal Estado de Minas

REFRESCO

Frente fria vai derrubar termômetros na Zona da Mata neste fim de semana


Um frente fria, prevista para este domingo (20), na Zona da Mata mineira, promete derrubar os termômetros em até 10 graus, em todas as cidades da região. A informação é do climatologista Ruibran dos Reis. Segundo ele, hoje, a bolha de ar quente instalada na área traz baixa umidade relativa do ar. Associada à altas temperaturas – acima da média histórica – e forte insolação, a sensação térmica é de verão fora de época, nesse ponto do estado.




Ainda conforme o meteorologista, a frente fria virá para o continente empurrada por uma massa de ar polar e vai trazer, além das temperaturas mais amenas, chuva branda e até frio leve, em algumas cidades. “Esse sistema deve permanecer sobre a Zona da Mata durante toda a semana que vem, com chuvas espaçadas, ar úmido e menos calor”, projeta. 

A umidade relativa do ar, hoje entre 25% a 65% na área, vai subir, ao menos, 20 pontos percentuais, situando-se entre 40% e 85%. “A maior umidade atmosférica vai melhorar muito a sensação de desconforto, especialmente para quem enfrenta problemas respiratórios nesse momento”, acrescenta o climatologista.

Entre 40% e 70%, a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera aceitável. Acima disso, há também pontos negativos, como a sensação de calor extremo, devido à dificuldade de evaporação do suor do corpo. 

Confira as temperaturas máximas e mínimas previstas para algumas cidades da Zona da Mata