Após mês marcado por índices de umidade dignos de deserto, o tempo seco deverá dar uma trégua na capital neste final de semana. A previsão é que o domingo (20) seja marcado por pancadas de chuvas isoladas, que já serão capazes de melhorar a qualidade do ar.
A massa de ar seco e quente ainda predomina entre hoje (18) e amanhã (19), quando há um avanço de uma frente fria sobre Minas Gerais. O sistema não provocará queda brusca nas temperaturas, mas contribuirá para a qualidade do ar. Nesta sexta, os termômetros na capital devem variar entre 18°C e 33°C.
No sábado, a previsão é de que o primeiro impacto da chegada da frente fria seja de alta nas temperaturas. "Ela separa o ar quente do ar frio; primeiro devemos sentir o quente. Depois, com o aumento da nebulosidade, a sensação de calor diminui e a qualidade do ar melhora", esclarece Cleber Souza, meteorologista do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os termômetros no sábado ficam entre 19°C e 34°C.
A tão esperada chuva deve chegar no domingo (20) - mas ainda apenas com pancadas isoladas e acompanhada de sensação de calor. Para segunda (21), há expectativa de pancadas de chuva com trovoadas e queda nas temperaturas, com máxima na casa dos 25°C.
A chuva chega na capital após quase um mês de jejum. A última vez que choveu na capital foi em 23 de agosto, com 3,1mm de precipitação.
Em Minas
O tempo segue seco na maior parte do Estado ao longo desta sexta, com alerta especial para as regiões Norte, Noroeste, Triângulo, Alto Paranaíba, Oeste e Sudoeste. A máxima no estado chega aos 38°C, no Triângulo, e a mínima foi de 9°C, no Sul.
As chuvas também são esperadas para algumas regiões do estado ao longo do final de semana, sobretudo no Sul, Zona da Mata e Campo das vertentes.
*Estagiário sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira
*Estagiário sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira