Jornal Estado de Minas

PREVISÃO DO TEMPO

Após jejum de quase um mês, BH deverá ter chuva no final de semana

Após mês marcado por índices de umidade dignos de deserto, o tempo seco deverá dar uma trégua na capital neste final de semana. A previsão é que o domingo (20) seja marcado por pancadas de chuvas isoladas, que já serão capazes de melhorar a qualidade do ar.





A massa de ar seco e quente ainda predomina entre hoje (18) e amanhã (19), quando há um avanço de uma frente fria sobre Minas Gerais. O sistema não provocará queda brusca nas temperaturas, mas contribuirá para a qualidade do ar. Nesta sexta, os termômetros na capital devem variar entre 18°C e 33°C.

No sábado, a previsão é de que o primeiro impacto da chegada da frente fria seja de alta nas temperaturas. "Ela separa o ar quente do ar frio; primeiro devemos sentir o quente. Depois, com o aumento da nebulosidade, a sensação de calor diminui e a qualidade do ar melhora", esclarece Cleber Souza, meteorologista do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os termômetros no sábado ficam entre 19°C e 34°C.

A tão esperada chuva deve chegar no domingo (20) - mas ainda apenas com pancadas isoladas e acompanhada de sensação de calor. Para segunda (21), há expectativa de pancadas de chuva com trovoadas e queda nas temperaturas, com máxima na casa dos 25°C.





A chuva chega na capital após quase um mês de jejum. A última vez que choveu na capital foi em 23 de agosto, com 3,1mm de precipitação.

Em Minas


O tempo segue seco na maior parte do Estado ao longo desta sexta, com alerta especial para as regiões Norte, Noroeste, Triângulo, Alto Paranaíba, Oeste e Sudoeste. A máxima no estado chega aos 38°C, no Triângulo, e a mínima foi de 9°C, no Sul.

As chuvas também são esperadas para algumas regiões do estado ao longo do final de semana, sobretudo no Sul, Zona da Mata e Campo das vertentes.

*Estagiário sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira