Para garantir as medidas de prevenção, a prefeitura informou que colocou barreiras sanitárias nas entradas do município. “A partir de sábado (19) é que cidade começaria a se movimentar mais e atrair os turistas que desejam celebrar o dia da morte do beato. Para evitar essa aglomeração, as barreiras vão funcionar 24 horas por dia para proibir a entrada de carros de outras cidades, dos romeiros e peregrinos à pé”, diz prefeitura.
Mas os fiéis podem acompanhar todas as celebrações pelas redes sociais da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e da Associação Padre Victor. “Que esta benção possa chegar também em vossos lares, para consolar todos vocês que vivem, agora, essa experiência da igreja doméstica”, cita comunicado do Dom Pedro Cunha Cruz.
A novena começou no dia 14 e segue até o dia 22 de setembro. As missas estão restritas apenas para moradores, nos horários das 7h, 12h, 15h e 19h. A entrada é liberada para 110 fiéis, que devem se cadastrar antes na Secretaria Paroquial.
No dia da morte do beato, quarta-feira (23), haverá duas missas sem a presença de fiéis, às 9h e às 19h. No mesmo dia, a igreja ficará aberta das 10h30 às 18h para os moradores da cidade visitarem o túmulo do beato. Já a Associação Padre Victor e o Memorial ficarão fechados.
O cônego Douglas Baroni lamenta a situação, mas explica que a medida é necessária. "Infelizmente, não podemos acolher romeiros, peregrinos e devotos do beato Padre Victor de outras cidades por causa da pandemia. Lembrando que para vir à missa, o uso de máscara é obrigatório e se tiver algum sintoma gripal, não pode participar. " diz o pároco.