O prefeito de Nova Lima, na Região Metropolitana de BH (RMBH), Vitor Penido de Barros, assinou nesta quinta-feira (17), novo decreto que regulamenta o funcionamento do comércio no município. Em vigor a partir dessa sexta-feira (18), o documento autoriza a utilização das calçadas por bares e restaurantes.
O texto especifica que somente os estabelecimentos que já possuíam autorização para colocar mesas e cadeiras nas calçadas antes da pandemia, poderão fazê-lo. Ainda segundo o decreto, a distância entre as mesas deve ser de dois metros, tanto em ambientes internos quanto externos.
Leia Mais
Em 24 horas, Minas confirma mais 3,1 mil casos de COVID-19, chegando a 265.185COVID-19: Brasil teria 'poupado' 65 mil vidas se tivesse mesmas taxas de Minas, diz Zema COVID-19: Itabirito emite alerta contra aglomerações Corpo de Bombeiros instala sede provisória em Nova Lima Inhotim reabre as portas a partir de novembro; veja programaçãoCOVID-19: Exército participa de ação de desinfecção em Nova Lima COVID-19: número de casos suspeitos em Sete Lagoas cai quase 30%Falta de médicos peritos nas agências do INSS deixa segurados sem o auxílio doençaClubes de lazer e Feira Hippie poderão voltar a funcionar em BHCOVID-19: novas regiões de Minas podem avançar na reabertura nos próximos diasBar faz evento para 400 pessoas e acaba interditado em BHCOVID-19: após testar positivo, deputado federal recebe alta e passa bem
Os bares e restaurantes poderão funcionar até às 23h59, interrompendo o serviço às 23h45 e fechando o estabelecimento no mais tardar às 00h15. O decreto também deixa claro que os estabelecimentos não poderão oferecer qualquer forma de entretenimento, desde música ao vivo até eventos esportivos televisionados.
Segundo o decreto, o não cumprimento das determinações acarretará na imediata cassação do alvará de funcionamento e interdição. O texto autoriza a Guarda Civil Municipal a interditar provisoriamente os estabelecimentos que sejam reincidentes no descumprimento das medidas.
A concessão de licenças ou alvarás para a realização de qualquer tipo de evento no município continua suspensa. O decreto entra em vigor no dia 18 de setembro.
Onda Amarela
Nova Lima está na Onda Amarela do Plano Minas Consciente desde o dia 27 de agosto. No último dia 15, a Vigilância Epidemiológica do município divulgou um boletim detalhado sobre os números da COVID-19. O estudo mostra que a maioria dos infectados na cidade são do sexo masculino, e estão na faixa etária entre 30 e 39 anos.
Dos 32 óbitos confirmados, 31 apresentavam comorbidades. O número de vítimas fatais do sexo masculino também é maior, 18 homens e 14 mulheres. O bairro com o maior número de casos confirmados da doença é o Vila da Serra, com 363 notificações, seguido pelo Jardim Canadá, com 348.