O 1° Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Exército Brasileiro, realizou nesta semana ações de desinfecção em prédios públicos de Nova Lima, na Região Metropolitana de BH (RMBH). Cerca de 45 homens trabalharam na limpeza biológica dos prédios da prefeitura, da Câmara Municipal e do terminal rodoviário da cidade.
Leia Mais
COVID-19: novas regiões de Minas podem avançar na reabertura nos próximos diasNova Lima autoriza bares e restaurantes a colocarem mesas em calçadas Presos em Nova Lima três funcionários da AngloGold que deram golpe na empresaCorpo de Bombeiros instala sede provisória em Nova Lima COVID-19: Matozinhos libera reabertura de bares e atividades esportivasCOVID-19: Pará de Minas vai para onda verde sem abrir mão de restriçõesCom mais de 1 mil casos de COVID-19, Brumadinho intensifica ações de fiscalização Confira quais cidades mineiras poderão reabrir cinemas e retomar eventos culturaisDisputa de ponto: traficante é fuzilado em plena luz do dia em Sabará
O secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transportes Públicos de Nova Lima, Sérgio Bitencourt, afirma que as ações do Exército ampliaram a capacidade de combate ao vírus da cidade. "O produto utilizado é diferente do que temos acesso aqui, ele tem uma ação mais ampla". O secretário explica também que a previsão é que o produto continue agindo por até 30 dias após a aplicação.
Outras cidades como Belo Horizonte, Santa Luzia e Montes Claros também foram beneficiadas pela iniciativa do Exército. Segundo Sérgio Bitencourt, é possível que em outubro ou novembro a equipe retorne ao município. "Vai depender dos dados epidemiológicos. É preciso que haja a necessidade para a realizaçao das desinfecções", esclarece.
Combate à COVID-19
Desde março, Nova Lima faz a desinfecção de locais de maior circulação de pessoas como hospitais, postos de saúde, pontos de ônibus e portas de agências bancárias.
A administração municipal também instalou pias com água e sabão em pontos estratégicos da cidade como forma de incentivar hábitos de higiene na prevenção contra o COVID-19.