Jornal Estado de Minas

FLEXIBILIZAÇÃO

COVID-19: Matozinhos libera reabertura de bares e atividades esportivas

A Prefeitura de Matozinhos resolveu nesta sexta-feira (18) liberar a abertura de bares, assim como a venda de bebidas alcoólicas, a realização de atividades esportivas ao ar livre e as reuniões.





A flexibilização foi pautada na redução dos novos casos confirmados da COVID-19 nas duas últimas semanas. Enquanto que entre os dias 4 e 11 de setembro foram registrados 31 novos positivados, com uma média diária de 4,42 casos, nos sete dias seguintes apenas 12 casos confirmados foram notificados, média de 1,71 caso/dia. 

O decreto 3.386 estabelece que os bares poderão retomar a venda de comida e bebida alcoólica já a partir desta sexta, mas devem limitar a quantidade de clientes em 50% da capacidade total do estabelecimento; nas mesas, os clientes só poderão ocupar metade dos assentos; a distância entre as mesas deverá ser de dois metros; utilizar copos e toalhas de mesa descartáveis; e fechar espaços de convivência para crianças e áreas com brinquedos.

Os proprietários também estão proibidos de realizar atividades de música ao vivo e de ofertar alimentos na modalidade self service. Internamente, os proprietários de bares devem evitar aglomeração de funcionários, adotando sistema de escalas e revezamento de turnos de trabalho.





Com relação às atividades esportivas, o novo decreto permite a reunião de grupos, desde que realizada em ambientes abertos e sem a presença do público. O organizador do evento deverá ser responsável por garantir que não haja aglomeração, com pessoas além dos atletas. Além disso, todas as pessoas que estiverem no local deverão usar máscaras de proteção.

No caso das reuniões, sejam elas de caráter público ou privado, os organizadores deverão respeitar o limite de 30% da capacidade do espaço, garantir o distanciamento de dois metros entre as pessoas, disponibilizar cadeiras e bancos de uso individual e fiscalizar a entrada das pessoas, a fim de impedir aglomerações no local.

COVID-19 em Matozinhos

De acordo com o boletim epidemiológico municipal emitido nesta sexta-feira, Matozinhos registrou mais um caso confirmado de COVID-19, elevando o número de positivados para 306. Trata-se de uma mulher, moradora do Centro, com 30 anos, que apresentou sintomas leves da doença. Ela foi encaminhada para isolamento domiciliar e está sendo monitorada pela equipe da Secretaria de Saúde.





O município tem também oito mortes confirmadas. Dos positivados, 290 pacientes já se recuperaram da COVID-19; 14 estão em monitoramento e isolamento domiciliar e duas pessoas estão internadas. 

A cidade já registrou 868 notificações suspeitas de coronavírus desde o início da pandemia.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.



Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.



Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também: