Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF), na Zona da Mata, suspende o retorno às aulas presenciais previsto para começar na próxima segunda-feira (21). A decisão foi tomada após a Prefeitura de Juiz de Fora publicar novo decreto.
Leia Mais
Comitê proíbe volta às aulas no Colégio Militar de Juiz de Fora MPF pede explicações ao Colégio Militar sobre voltaColégio Militar anuncia volta às aulas presenciais em Juiz de ForaCOVID-19: 'Juiz de Fora está na pior semana da pandemia', alerta prefeitoJuiz de Fora ultrapassa 200 mortes por COVID-19COVID-19: Juiz de Fora caminha para a segunda onda de contágios, alerta prefeitoColégio Militar de BH publica horário escolar para esta segunda-feira (21)Colégio Militar dispensa docentes civis, mas não menciona militares e alunosEm nota publicada no site da instituição, neste sábado (19), o comandante e diretor de ensino do Colégio Militar, Hervel Queiroz de Souza informa que, devido ao novo decreto municipal, ‘não haverá o retorno das aulas presenciais’. Além disso, a nota informa que a direção ‘estuda possíveis medidas cabíveis para a situação’.
De acordo com o decreto municipal N.º 14.099 - publicado neste sábado (19), a partir de agora, além da rede municipal, também estão suspensas as aulas presenciais em unidades da rede federal, estadual e privada de ensino.
Segundo a assessoria da prefeitura, os decretos anteriores suspenderam as aulas presenciais em escolas públicas e, apenas recomendam a mesma atitude em escolas particulares. Sendo assim, não havia citação específica para escolas militares ou de nível federal.
Ainda segundo a Prefeitura, um dos motivos para impedir a volta às aulas presenciais é o aumento de casos confirmados de Covid-19. Do dia 9 de setembro ao dia 17, a média móvel aumentou 70% em Juiz de Fora. Já a taxa de transmissão está em 1,6%.
Entenda o caso
Em Juiz de Fora, as aulas presenciais estão suspensas desde a publicação do decreto municipal de 17 de março e, adesão ao programa Minas Consciente.
Na última quarta-feira (16), em comunicado oficial pelo site do colégio, a diretoria do CMJF - unidade de ensino que pertence ao Exército Brasileiro - comunicou aos pais o retorno das aulas presenciais para a próxima segunda-feira (21). Porém, a prefeitura disse que não foi informada sobre o retorno, e que foi ‘pega de surpresa’ pela determinação do Ministério da Defesa.
Já na noite de quinta-feira (17), durante reunião, o Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à COVID-19 vetou o retorno das aulas presenciais no Colégio Militar. Além da prefeitura, o comitê é formado por representantes de associações, hospitais, defensoria pública, comércio, setores da segurança, universidade, bares, restaurantes e sindicatos.
Cerca de mil alunos estudam no Colégio Militar de Juiz de Fora.