Nesta quarta-feira (23), entra em vigor o decreto que flexibiliza as áreas de atividades coletivas – como quadras, campos de futebol e áreas de lazer – em condomínios de Lagoa Santa, Região Metropolitana de Belo Horizonte. A adesão ao decreto é facultativa e os proprietários e responsáveis por essas áreas vão ter que assinar um termo de ajustamento e adequação sanitária e assumir que sejam cumpridas as medidas sanitárias.
O decreto também prevê que os gestores dos condomínios, quadras e campos de futebol apresentem um plano de ação contendo as características do local, quantidade de pessoas que poderão utilizar o espaço pretendido, descrição das medidas sanitárias para prevenir o contágio da COVID-19 e, também, as medidas educativas tomadas perante os usuários.
Leia Mais
Testagem rápida revela propagação da COVID-19 em São João del-Rei Só restam 10 cidades sem COVID-19 em Minas GeraisCOVID-19: São Tomé das Letras prorroga decreto para flexibilizar comércio localSão Lourenço flexibiliza apresentação de música ao vivo em bares e restaurantesO campo de futebol do Lagoa Santa Esporte Clube já está preparado para receber as peladas. Fechado desde março, após o decreto municipal que proibiu a abertura desses locais, o vice- presidente, Júlio Vermelho, se preparou para reabertura do espaço. “No nosso caso, temos um campo de futebol e quadras, mas, após observar a demanda, decidimos abrir apenas o campo. Assim, conseguimos manter as medidas de prevenção e atender o nosso público.”
Segundo o vice-presidente, ele preparou um protocolo de medidas protetivas adequado à realidade de Lagoa Santa, baseado nos protocolos da CBF, da FIFA e dos clubes profissionais de Belo Horizonte. No início de setembro, os representantes desse setor foram convidados para participar de uma reunião com o gerente de esportes de Lagoa Santa e com o secretário de Saúde do município e o protocolo foi apresentado, servindo de base para os órgãos públicos entenderem a realidade das quadras da cidade.
De acordo com o decreto, a fiscalização municipal intensificará as ações, de forma a garantir que as medidas sanitárias impostas sejam integralmente cumpridas, como restrição e controle de pessoas nas áreas de lazer e espaços comuns, distanciamento social, obrigatoriedade do uso de máscara, disponibilização de álcool 70% em vários locais do espaço e divulgação ampla de informações sobre medidas de prevenção de contágio da COVID-19.
Caso haja descumprimento das medidas, o síndico, administrador ou responsável será notificado para regularizar a situação no prazo de 24h e se houver reincidência, estará sujeito à multa e suspensão das atividades.
Denúncias referentes ao descumprimento das medidas podem ser feitas por meio do telefone (31) 3688-1487 ou pelo e-mail: fiscalizacao@lagoasanta.mg.gov.br
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás