A chuva livrou os mineiros do calor intenso, fechou as portas do inverno e, agora, dá as boas-vindas à nova estação. A primavera começou na madrugada de hoje, Dia da Árvore, com horário marcado (2h22) e, segundo os meteorologistas, trazendo um "refresco" até amanhã, com mais água do céu e baixa nas temperaturas. A partir de quinta-feira, calor e tempo seco voltam a imperar.
A perspectiva, porém, é de uma primavera "seca e quente", com poucas chuvas, portanto, um prolongamento do mês passado, de acordo com Ruibran dos Reis, meteorologista da Clima- tempo. Assim, chuvas abundantes só mesmo em janeiro, no verão. Mas os cerca de 20mm desde domingo na capital mineira fizeram o bastante para a umidade relativa do ar voltar a subir – ontem, ela esteve na faixa dos 50%, um patamar melhor do que na semana passada, quando figurava abaixo dos 20%.
Leia Mais
Chegada da primavera será de chuva e de alívio no calor em BH e em MinasMuito sol e tempo seco: Zona da Mata já está na primavera Retrato da primavera: flamboaiãs em flor colorem a paisagem de BH e encantam moradoresTarde nublada, fria e chuvosa em BH; tempo se mantém na quarta-feira Bombeiros resgatam família ilhada em carro durante forte chuva em VarginhaPolícia Civil de Minas faz lives para tirar dúvidas da população na Semana Nacional do TrânsitoProtesto de moradores fecha parte da BR-040 em Ribeirão das NevesMoradora do Bairro Jaraguá, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte, a professora aposentada Maria José de Castro Mendes Honório sempre aguarda com ansiedade a chegada da primavera. "Ainda mais nesta pandemia do novo coronavírus, precisamos pensar positivo, que será um tempo para semear, esperar brotar e depois colher os frutos. Tempo de renovação", reflete no jardim da sua casa, à espera das flores.
Viúva, mãe quatro vezes e avó de Camila, Rafaela e Eduardo, Maria José, para saudar a nova estação, se vale dos versos do cartunista, escritor e jornalista Henfil (1944-1988): "Se não houver frutos, valeu a beleza das flores; se não houver flores, valeu a sombra das folhas; se não houver folhas, valeu a intenção da semente". Enquanto admira as flores em tom laranja e mostra os vasos de avencas e antúrios, bem fortalecidos "com casca de ovo", ela aconselha cada um a fazer um exercício bem produtivo nesta temporada. "Vamos semear, pois, certamente, vamos colher esperança e vida".
Visitação
Já na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul da capital, recentemente reaberta à visitação, moradores e visitantes têm espaço suficiente para contemplar os canteiros floridos, proteger-se do sol à sombra das árvores e curtir o início da primavera.
Residente em Novo Cruzeiro, no Vale do Jequitinhonha, Thayrinne Soares Silva trouxe as filhas, Maria Teresa e Ana Luiza, para conhecer os jardins e prédios que datam do começo da cidade ou têm arquitetura modernista.
E fotografaram as estrelas da estação, as flores. Thayrinne morou três anos em Belo Horizonte e voltou para sua terra, sentindo agora mudanças no visual da praça, que passou por uma completa restauração.
Massa de ar frio ajudou
Após quase um mês de calorão e tempo seco, a chegada da primavera será marcada por queda nas temperaturas e pancadas de chuva na maior parte do estado até, pelo menos, amanhã.
Segundo os meteorologistas, a tendência é que a temperatura máxima em BH caia gradativamente até o meio da semana. Para hoje, a previsão é de máxima de 24°C, e amanhã de 22°C. As mínimas permanecerão estáveis, entre 16°C e 17°C.
O "refresco", que vem sendo sentido desde domingo, ocorre em virtude de uma massa de ar frio que atua sobre o Sudeste do Brasil. "O início da primavera é marcado, geralmente, por altas temperaturas e tempo seco. Neste ano foi diferente pela atuação da frente fria, que rompeu o bloqueio da massa de ar quente e seco e favoreceu o aumento da umidade e a queda nas temperaturas", explicou Anete Fernandes, meteorologista do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A massa de ar frio deve começar a perder força na quinta-feira, quando as temperaturas voltam a subir e o céu ficará de novo aberto. "Nesta semana, teremos a amenizada, mas depois o tempo volta a ficar seco, como é típico desta época do ano", completa Anete.
A previsão é amenizar o calor e o tempo seco em todas as regiões do estado – algumas com maior ou menor intensidade. A massa de ar frio será sentida, principalmente, nas faixas Centro-Sul e Oeste mineiras.
A baixa umidade relativa do ar continua prevalecendo nas regiões Norte e Noroeste e nos vales do Rio Doce e Mucuri. Pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Oeste, no Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata. Céu nublado a parcialmente nublado no Triângulo.
Mais um incendiário
Um idoso de 89 anos é suspeito de provocar um incêndio criminoso em uma mata de preservação permanente próxima a condomínios no Bairro Grande Horizonte, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Câmeras de segurança o flagraram jogando combustível e ateando o fogo. Aos policiais, entretanto, ele negou. Foi o segundo caso de detenção pelo mesmo motivo, domingo, em Uberaba. Os bombeiros foram acionados por moradores da região. Graças à ação rápida, ninguém se feriu. As câmeras de segurança de uma das casas apontam o acusado, que também reside em um imóvel no local, como responsável. Segundo o boletim de ocorrência, o homem afirmou ter ido até perto da mata para pegar objetos que estavam em seu caminhão, estacionado por lá. Sustentou não ter provocado as chamas e alegou ter visto um homem magro, alto e trajando uma calça preta transitando pelo local.