A Prefeitura de Aiuruoca, no Sul de Minas, decretou lockdown por 15 dias após aumento de casos de COVID-19 na cidade. O novo decreto publicado começa a valer nesta quarta-feira (23) podendo ser prorrogado, se necessário. A decisão foi tomada após aumento repentino dos casos na cidade.
Aiuruoca tem mais de 6 mil habitantes e, de acordo com a prefeitura, tem com oito casos confirmados do novo coronavírus e duas mortes em decorrência da doença.
O primeiro caso de COVID-19 na cidade foi registrado no dia 27 de julho e a primeira morte foi divulgada no dia 31 de agosto. A cidade ficou cerca de 15 dias com apenas três registros e uma morte confirmada. Mas, nos últimos nove dias, o município viu dobrar o número de casos.
Diante deste cenário, a prefeitura publicou um novo decreto que começa a valer nesta quarta-feira (23). “Todo comércio deve permanecer fechado, exceto os essenciais, que, para funcionar, deverão obedecer rigorosamente aos horários e às regras determinadas pela Secretária Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária”, trecho do documento.
Leia Mais
Governo de Minas finaliza protocolo de lockdown nos próximos dias Kalil corre para abrir leitos em BH, mas números pioram e pressão por lockdown cresceColetivo une intelectuais mineiros no enfrentamento da pandemiaCom alta nos casos de COVID-19, Campo Belo vai comemorar 141 anos com estabelecimentos fechadosTestagem para estudo identifica caso de COVID-19 em asilo e evita possível surto
A prefeitura vai colocar barreira na entrada da cidade para orientar a população. “Motoristas e passageiros receberão orientações e poderão ter sua temperatura aferida, e, em caso excepcional de permanência na cidade, deverão assinar um Termo de Responsabilidade de Isolamento Domiciliar e obedecer às orientações dos Vigias Sanitários”, completa.
As regras de isolamento social, uso de máscaras e álcool gel foram mantidas.