A Prefeitura de Campo Belo, no Sul de Minas, está preocupada com a alta dos casos de COVID-19 na cidade e, por isso, decidiu fechar estabelecimentos e limitar os horários de funcionamento de outros serviços. A nova medida valerá entre sexta-feira (25) e segunda-feira (28), dia em que é comemorado o aniversário da cidade.
Leia Mais
Mortes por COVID-19 em Minas mais que triplicam em 24 horasColetivo une intelectuais mineiros no enfrentamento da pandemiaCOVID-19: Prefeitura de Aiuruoca decreta lockdown por 15 dias Depois de oito dias, BH volta a registrar mais que 10 mortes por COVID-19Governo de Minas libera volta às aulas presenciais em parte do estadoEx-primeira-dama de Pará de Minas morre de COVID-19Remédios do programa Farmácia de Minas continuarão a ser entregues em casa
Com esse aumento de casos de COVID-19, Campo Belo é a quinta cidade do Sul de Minas com mais registros, conforme os dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Segundo o último boletim municipal, a cidade soma 1.013 casos confirmados e 23 óbitos. Dados do município apontam 26 pessoas internadas e seis ainda no Centro de Terapia Intensiva (CTI) na Santa Casa da Misericórdia. “Temos 10 leitos exclusivos para coronavírus, mas atendem outras cidades da região. Para ter uma ideia, no fim de semana precisamos deslocar pacientes para Divinópolis, no Centro-oeste do Estado e Oliveira, no Centro-sul”, diz.
Neste cenário de pandemia, a prefeitura decidiu fechar estabelecimentos e limitar os horários de funcionamento de outros serviços. “Queremos evitar aglomeração no feriado de aniversário da cidade. O decreto deixa claro que eventos como confraternizações e festas, mesmo que entre famílias, estão proibidas. “Quem desrespeitar pode ser multado”, explica.
O documento exige que bares, cervejarias, academias, igrejas, clubes sociais e outras atividades similares sejam fechados. “O decreto também prevê multa para os estabelecimentos que venham desobedecer às regras”, afirma.
Os demais estabelecimentos como supermercados, açougues, restaurantes, lanchonetes e similares terão horários limitados. “Esses vão funcionar na sexta e sábado das 7h às 19h e, no domingo, das 7h às 13h. Após este horário, só com delivery”, ressalta.
Farmácias, postos de combustível e borracharias seguem sem restrições de funcionamento, mas precisam obedecer às medidas de segurança. As clínicas médicas e odontológicas só podem atender casos de urgência e emergência.
Ainda de acordo com o documento, o serviço de transporte coletivo gratuito será suspenso entre sexta-feira e segunda.