O Parque Nacional da Serra do Cipó, localizado no distrito de Santana do Riacho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), será reaberto à visitação do público nesta quinta-feira (24). Segundo o anúncio foi feito pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a retomada das atividades será feita de forma gradual a fim de evitar a proliferação da COVID-19.
Leia Mais
Turistas invadem cachoeiras da Serra do Cipó, em MinasTuristas lotaram cidades históricas e Serra do Cipó durante feriadoBombeiros socorrem vítima de mal súbito em trilha na Serra do CipóAcademia do Café reabre as portas para atendimento presencialPolícia de Uberaba ajuda na captura de condenado a mais de 100 de prisãoQuadrilha que rendeu família e assaltou fazenda em Ponte Nova é presaCom a COVID-19, cerca de 110 mil criadores de aves em Minas devem receber anilhas em casaOutras medidas estabelecidas dizem respeito à disponibilidade dos sanitários e dos bebedouros, que poderão ser utilizados pelos freqüentadores do parque, desde que sigam as normas de segurança e higienização.
Os demais serviços, como o de aluguel de bicicleta, canoagem e passeios a cavalo continuam suspensos, e serão liberados na segunda etapa da reabertura.
“Sabemos que a expectativa pela abertura é grande, e por isso contamos com a compreensão de todos nesse momento, para que a visitação seja viável e possa ser gradualmente ampliada, à medida que avançamos na implementação e monitoramento dos protocolos de segurança”, ressaltou o instituto responsável pelo parque no comunicado.
Funcionamento
O Parque Nacional da Serra do Cipó estará aberto de quinta à segunda-feira. Na terça e na quarta-feira estará fechado. O horário de funcionamento será de 08h às 17h, sendo que a entrada de visitantes será permitida somente até as 12h.
Atrativos
Pela portaria Areias estarão abertos à visitação dos turistas o Circuito das Lagoas, Cachoeira Capão dos Palmitos, Córrego das Pedras, Cachoeira da Farofa e Cânion das Bandeirinhas. Já pela portaria Alto Palácio, o Travessão e a Cachoeira Congonhas também poderão ser acessados.
Travessias e atrativos da portaria do Retiro permanecem fechados, segundo o instituto.
COVID-19 em Santana do Riacho
De acordo com o boletim epidemiológico diário da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Santana do Riacho registrou, até a manhã desta quarta-feira (23), 18 casos confirmados de coronavírus (Sars-Cov-2) e nenhuma morte pela doença.
* Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.