O Parque Nacional da Serra do Cipó, localizado no distrito de Santana do Riacho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), será reaberto à visitação do público nesta quinta-feira (24). Segundo o anúncio foi feito pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a retomada das atividades será feita de forma gradual a fim de evitar a proliferação da COVID-19.
De acordo com o órgão, o limite de visitantes permitido será de 150 pessoas por dia, sem agendamento. O acesso será por ordem de chegada ao parque. Além disso, as pessoas não poderão estar reunidas em grupos com mais de 10 turistas. O uso de máscara é obrigatório.
Outras medidas estabelecidas dizem respeito à disponibilidade dos sanitários e dos bebedouros, que poderão ser utilizados pelos freqüentadores do parque, desde que sigam as normas de segurança e higienização.
Os demais serviços, como o de aluguel de bicicleta, canoagem e passeios a cavalo continuam suspensos, e serão liberados na segunda etapa da reabertura.
“Sabemos que a expectativa pela abertura é grande, e por isso contamos com a compreensão de todos nesse momento, para que a visitação seja viável e possa ser gradualmente ampliada, à medida que avançamos na implementação e monitoramento dos protocolos de segurança”, ressaltou o instituto responsável pelo parque no comunicado.
Funcionamento
O Parque Nacional da Serra do Cipó estará aberto de quinta à segunda-feira. Na terça e na quarta-feira estará fechado. O horário de funcionamento será de 08h às 17h, sendo que a entrada de visitantes será permitida somente até as 12h.
Atrativos
Pela portaria Areias estarão abertos à visitação dos turistas o Circuito das Lagoas, Cachoeira Capão dos Palmitos, Córrego das Pedras, Cachoeira da Farofa e Cânion das Bandeirinhas. Já pela portaria Alto Palácio, o Travessão e a Cachoeira Congonhas também poderão ser acessados.
Travessias e atrativos da portaria do Retiro permanecem fechados, segundo o instituto.
COVID-19 em Santana do Riacho
De acordo com o boletim epidemiológico diário da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Santana do Riacho registrou, até a manhã desta quarta-feira (23), 18 casos confirmados de coronavírus (Sars-Cov-2) e nenhuma morte pela doença.
* Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.