O Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus autorizou, nesta quarta-feira (23), o retorno das aulas presenciais nas escolas da rede pública e privada de Divinópolis, região Centro-Oeste de Minas Gerais. A decisão foi tomada poucas horas depois de o governo do Estado permitir a reabertura das instituições nos municípios que se enquadram na “onda verde” do programa Minas Consciente.
Leia Mais
PBH não aponta previsão para retorno das aulas presenciaisAulas presenciais em MG podem voltar a partir do dia 5; governo ainda não divulgou protocolosGoverno de Minas libera volta às aulas presenciais em parte do estadoTempestade causa estragos e deixa parte de Divinópolis sem energiaProtocolo para retorno das aulas presenciais em Minas deve ser divulgado na próxima terça
Para funcionar, as unidades escolares deverão apresentar um plano de retorno à Vigilância Sanitária, seguindo todas as exigências do protocolo municipal. Os diretores terão até 25 de setembro para enviar o documento que será analisado. A reabertura está condicionada à aprovação do órgão.
Outra exigência para o retorno é que todos os alunos apresentem os cartões de vacinação em dia. Além disso, serão obrigatórios o distanciamento social e a utilização de máscara por alunos e funcionários. Quando não houver possibilidade de uso da proteção facial, como em crianças pequenas, a escola deverá assegurar distanciamento mínimo de 2 metros.
O estudante deverá levar o copo para a escola e os bebedouros de pressão deverão estar lacrados. A higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel deve ser feita ao entrar nas escolas, após a utilização de banheiros e antes e depois do lanche.
O protocolo prevê também sinalizações no chão, balcões e outros lugares demarcando o distanciamento mínimo em casos de filas. Além disso, deverá ser feita a desinfecção dos ambientes e superfícies. Ainda segundo as normas estabelecidas, os funcionários que estiverem controlando a entrada e saída devem estar adequadamente paramentados com máscara facial cirúrgica, luvas, jaleco ou capote protetor. A aferição de temperatura de testa deve ser realizada pelo menos na entrada.
Novas avaliações
O comitê informou que avaliará semanalmente os números do município e deliberará sobre a manutenção das atividades.
Divinópolis tem 1.343 casos de COVID-19 confirmados. Deste total, 1265 pacientes estão recuperados, 50 morreram e 28 continuam em tratamento. Desde o início da pandemia foram registradas 12235 notificações suspeitas da doença. Os dados foram publicados no final da tarde desta quarta-feira (23) pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
*Amanda Quintiliano especial para o EM