Ao anunciar a permissão da reabertura de escolas nas cidades das macrorregiões em onda verde do plano Minas Consciente, o governo de Minas não divulgou os protocolos de segurança para o retorno presencial das atividades letivas. A previsão do estado para a publicação das normas é para a próxima terça-feira (29), conforme reforçado em entrevista coletiva virtual nesta quinta (24), na Cidade Administrativa.
Leia Mais
Macrorregiões de Minas são classificadas na onda amarela; somente Norte segue na verdeLegal ou ilegal? Especialistas analisam decisão de Kalil sobre suspensão de alvarás das escolas de BHComitê libera aulas presenciais em Divinópolis Reabertura imediata das escolas é recusada por prefeitos do Norte de MinasPrefeituras do Norte de Minas decidem nesta sexta sobre volta das aulas presenciaisTrês abusadores de menores são presos em Belo HorizonteVarginha não tem prazo para volta às aulas presenciais na cidadeRetrato da pandemia: Betim divulga perfil dos infectados pela COVID-19A autorização dada pelo Executivo estadual não é uma obrigação de reabertura, visto que instituições e municípios podem optar por medidas mais restritivas. A recomendação vale para escolas estaduais e privadas. Atualmente, apenas a macrorregião Norte de Minas Gerais está na onda verde. Cidades que retornarem à onda amarela não precisarão interromper as aulas. Se a regressão for ao nível vermelho, as atividades serão suspensas
O Executivo estadual permanecerá com a estratégia de ensino remoto, por meio das aulas transmitidas pela internet e, também, pelas emissoras Rede Minas e TV Assembleia.
Faculdades
O protocolo sobre o retorno das atividades letivas presenciais a ser divulgado pelo governo também engloba faculdades e outras instituições de ensino superior. Na visão de Passalio, a volta às aulas, tanto no ensino médio, quanto em ambiente universitário, movimentará, também, a economia, reativando empregos.
“Uma informação importante que a gente ressalta aqui que o retorno por exemplo na semana que vem das das universidades, das faculdades e das instituições de ensino remete, também, ao retorno de toda uma cadeia produtiva que envolve este segmento. Então isso mexe diretamente com o uso do transporte escolar, com os setores de alimentação que estão inseridos dentro do espaço universitário, o uniforme escolar, o material escolar, tudo isso volta como segmentos derivados do setor acadêmico e que com certeza também vão representar retornos de emprego, retorno de movimentação maior na economia e, obviamente, que toda a sociedade também ganha com isso”, concluiu.
(Com informações de Déborah Lima e Guilherme Peixoto)
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás